DENGUE: POPULAÇÃO DEVE MANTER CUIDADOS MESMO COM DIMINUIÇÃO NO NÚMERO DE CASOS

Divulgado em 10/09/2019 - 07:05 por portoferreirahoje

Nos últimos 30 dias o município de Porto Ferreira não registrou casos de dengue, de acordo com a Seção de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde. Este ano, já foram registradas 657 notificações, sendo 215 casos positivos, 398 negativos e 44 suspeitas aguardam resultado de exames.

Mesmo com a diminuição no avanço da doença no município, o Controle de Vetores reforça o alerta para que os cuidados contra a proliferação do mosquito continuem, com a eliminação de água parada e dos criadouros. Ainda mais porque em breve começa o período de chuvas e mais quente.

O mosquito Aedes aegypti transmite não só a dengue, mas também a chikungunya – a cidade registrou um caso em 2019 –, zika e febre amarela.

O método mais eficiente de combate ao mosquito continua sendo a eliminação dos criadouros. Se não tiver criadouro, se não tiver água parada, não tem mosquito. A população é parte importante nas ações de combate, já que em algumas localidades cerca de 80% dos criadouros estão dentro das residências. Um único foco em uma casa pode comprometer o combate à dengue no bairro todo.

Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 - Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Fonte: https://www.portoferreira.sp.gov.br/