Pirassununga: Prefeitura e USP firmam parceria pioneira por “Campanha Abandono Zero” de animais

Divulgado em 23/09/2019 - 10:00 por portoferreirahoje

A Prefeitura Municipal de Pirassununga e e USP firmaram uma parceria pioneira pela “Campanha Abandono Zero” de animais.

Tanto o docente Adroaldo Zanela quanto Ana Baldan estiveram reunidos com o prefeito Ademir Lindo na manhã desta sexta-feira (20) no Paço Municipal e apontaram que a ideia é diminuir significativamente a quantidade de animais abandonados pelo país – começando a propagar o projeto em Pirassununga.

Segundo os especialistas da área, estima-se que o Brasil seja o país com mais animais abandonados pelas ruas numa comparação global. Os professores indicaram que as estimativas apontam para uma população de 30 milhões de animais domésticos abandonados no país (10 milhões de gatos e 20 milhões de cães).

Para mudar essa realidade a Prefeitura de Pirassununga e a USP pretendem lançar em parceria a “Campanha Abandono Zero”, visando o bem estar animal. “É uma questão até humanitária. Isso melhora a vida das pessoas”, reforçou o prefeito Ademir Lindo.

Ele ainda anunciou que entre 18 e 20 de novembro Pirassununga sediará, no Centro de Convenções Professor Fausto Victorelli, um Simpósio internacional para debater o tema. Há previsão de que os maiores especialistas da área, incluindo professores italianos e estadunidenses (americanos), respeitados mundialmente, estejam no encontro.

Segundo o professor Adroaldo Zanela, professores das Universidades da Pensilvânia e da Virginia Tech (ambos nos Estados Unidos) e de outras universidades do mundo devem estar presentes para debater o tema, que é tratado como um problema em todo o planeta.

A Prefeitura de Pirassununga pretende disponibilizar seu Castra Móvel e recursos para a castração de animais, além de auxiliar na logística do encontro e se mobilizar para colocar em prática a “Campanha Abandono Zero”. O prefeito Ademir Lindo, em tom descontraído, até chegou a comentar sobre os cães que tem em casa – adotados da rua – e defendeu a parceria pela importância do tema à sociedade.

Para o professor Adroaldo Zanela a campanha “está fazendo história”. Ele lamentou o fato do Brasil ter tantos casos de abandono de animais, pontuou a situação como “inaceitável” e se mostrou empolgado com o trabalho conjunto do mundo acadêmico e do Poder Público Municipal. “Pirassununga será o marco zero da campanha”, disse ele, reforçando que a ideia é propagar a iniciativa.

Participaram da reunião que firmou o compromisso, além do prefeito Ademir Lindo e dos acadêmicos Adroaldo Zanela e Ana Baldan, o Secretário de Meio Ambiente Valdir Rosa e o assessor de Secretaria Cristiano. Valdir Rosa chegou a pontuar ainda que o Combea (Conselho Municipal do Bem Estar Animal) de Pirassununga será convidado para que participe do projeto ativamente.

Fonte: pirassununga.sp.gov.br