Pirassununga: USP Municípios realizará feira sobre tecnologia de alimentos em 2020

Divulgado em 07/10/2019 - 11:00 por portoferreirahoje

No próximo ano, o programa USP Municípios promoverá a Feira de Tecnologia e Inovação em Alimentos, a USP Alimentos 2020, que reunirá, no campus Fernando Costa, em  Pirassununga, nos dias 29 e 30 de maio, empresas, incubadoras e microempreendedores regionais que atuam na área.

O programa do evento da  Universidade de São Paulo incluirá workshops e sessões paralelas sobre o tema.

O USP Municípios, coordenado pela vice-reitoria da instituição de ensino, busca criar ambientes de inovação e permitir a prática de projetos e ações que promovam o desenvolvimento das cidades de São Paulo, com a formação estratégica de qualificação profissional para os jovens e o fortalecimento das economias criativas.

“A universidade tem interesse em que a região de Pirassununga se transforme em um circuito turístico ligado à questão dos alimentos”, salienta o vice-reitor da USP e coordenador geral do programa, Antonio Carlos Hernandes, ao Jornal da USP.

Atividades

O tema inovação em alimentos tem sido norteador das atividades desenvolvidas pelo projeto, implantado em Pirassununga, em outubro do ano passado. O município foi o primeiro a acolher a iniciativa, que se estende para a região da cidade de Ibitinga.

Nos meses de julho e agosto, foram promovidos oito cursos de capacitação e dois workshops sobre produção de queijos, manipulação de alimentos, restrições alimentares, produção de leite orgânico, processamento mínimo de vegetais, entre outros temas.

As ações tiveram cerca de 400 participantes, desde profissionais da área de cozinha, técnicos, nutricionistas até gestores públicos e de empresas privadas, oriundos de várias cidades do entorno.

“A programação dos cursos foi desenhada para promover o desenvolvimento econômico regional, por meio de uma agenda positiva de troca e geração de impacto positivo bilateral na área de negócios e alimentos”, enfatiza ao Jornal da USP a coordenadora local do programa e professora da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA), Carmen Sílvia Favaro-Trindade.

“O programa vem impactando, de maneira muito positiva, todos os voluntários do campus, que ministraram os cursos e cujo número cresce a cada dia, e também a sociedade que nos cerca. Tem sido muito prazeroso receber as pessoas e estimulante compartilhar nosso conhecimento com tanta gente interessada em aprender, empreender e inovar”, completa a docente.

Resultado

Para o desenvolvimento do programa em Pirassununga, foi criado um grupo de trabalho formado por mais três professoras da FZEA: Fabiana Cunha Viana Leonelli, Fernanda Maria Vanin e Vivian Lara dos Santos Silva Rossignolo.

“O grande resultado dessas atividades pode ser mensurado na satisfação da população com cada curso e com cada workshop. Os participantes pediram até para que se ampliasse a carga horária das atividades. Esta é a essência do programa USP Municípios: aproximar a sociedade cada vez mais da universidade”, diz Antonio Carlos Hernandes.