PORTO FERREIRA RECEBE PARECER TÉCNICO DO SISTEMA ESTADUAL DE MUSEUS

Divulgado em 07/11/2019 - 15:30 por portoferreirahoje

No dia 10 de outubro o Sisem (Sistema Estadual de Museus) emitiu um parecer sobre a atual situação do Museu Histórico e Pedagógico Professor Flávio da Silva Oliveira, após a visita técnica ocorrida em junho deste ano.

O documento, que contempla 19 pontos distintos, entre os eixos de gestão, acervo e comunicação com o público, serve como instrumento norteador para o diagnóstico e a solução de problemas encontrados durante a visita.

Atualmente, o Museu cumpre aproximadamente 40% do cadastro básico do sistema, o que não permite um cadastramento completo junto ao órgão. No entanto, os trabalhos administrativos que vêm sendo realizados vinculam o Museu Municipal ao Governo do Estado.

“O contato com o Sisem, principal órgão museológico administrativo do Estado, é uma meta que contemplamos desde o início. Este parecer nos ajudará a nortear vários pontos do Museu Municipal, através de um conjunto de medidas importantes para a questão museológica local”, destacou o secretário de Cultura, Régis Radael Berretta.

Já o historiador e chefe de Seção de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Ferreira, Vinicius Carlos da Silva, destaca que “este parecer nos ajuda avaliar criticamente alguns pontos que necessitam de atenção, em especial o acervo do Museu Municipal. O nosso trabalho é fruto de um trabalho anterior, uma vez que Porto Ferreira já havia estabelecido vínculos com o Sisem através da representação regional do também historiador Renan Arnoni, bem como de outras administrações anteriores do Museu. Buscaremos agora manter laços fortes com o Sisem, sanar os principais problemas apontados e melhorar cada vez mais o nosso Museu e, consequentemente, a nossa história”, destacou o atual responsável pelo aparelho.

Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 - Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Fonte: https://www.portoferreira.sp.gov.br/