SECRETARIA DE SAÚDE CAPACITA SERVIDORA PARA ATUAR EM OUVIDORIA

Divulgado em 21/11/2019 - 11:40 por portoferreirahoje

A Secretaria de Saúde de Porto Ferreira encaminhou a servidora Fabiana Dondori Passini para participar da Oficina para Ampliação e Qualificação dos Serviços Ouvidorias do SUS, junto à Diretoria Regional de Saúde (DRS-III) de Araraquara, realizada em São Paulo nos dias 6, 7 e 8 de novembro. Participaram do evento 103 municípios do Estado de São Paulo e seus respectivos DRSs.

De acordo com a Portaria GM/MS n° 1.975, de 29 de junho de 2018, que instituiu incentivo financeiro aos Estados com foco na ampliação e qualificação das Ouvidorias do SUS, foi elaborado pela Equipe SES e CeFor um plano de ação junto aos Serviços de Ouvidoria Municipais e Estaduais, assegurando treinamento e capacitação necessária para promover o crescimento e o reconhecimento do trabalho de forma integral e contínua, dando a devida importância a participação do usuário na avaliação e fiscalização da qualidade dos serviços de saúde.

O município de Porto Ferreira recebeu por meio desse incentivo um computador e a capacitação no Sistema OuvidorSUS para futura implantação da Ouvidoria SUS no município.

O objetivo do evento foi de capacitar profissionais sobre o trabalho das Ouvidorias da Saúde (SUS), nos órgãos públicos em todo Estado. Ampliar, qualificar e divulgar as Ouvidorias do SUS nos municípios e nas Unidades de Saúde sob a gestão estadual.

Atualmente, o município disponibiliza um serviço de Ouvidoria localizado na Prefeitura Municipal, e quando ocorre manifestações a respeito da área da Saúde são encaminhadas pelo Portal Fala Cidadão e via processos administrativos à Secretaria de Saúde.

As Ouvidorias do SUS são serviços que acolhem o usuário da Saúde por meio de uma escuta qualificada, humanizada e imparcial; recebe, acolhe e acompanha a manifestação apresentada; e tem a proposta de transformar a cultura da reclamação em uma cultura de cooperação e participação.

Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 - Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Fonte: https://www.portoferreira.sp.gov.br/