DEFESA CIVIL DE PORTO FERREIRA PARTICIPA DA OFICINA PREPARATÓRIA PARA OPERAÇÃO CHUVAS DE VERÃO

Divulgado em 22/11/2019 - 08:05 por portoferreirahoje

Na semana passada (dias 12 e 13/11), a Coordenadoria de Defesa Civil de Porto Ferreira participou da Oficina Preparatória para a Operação Verão (Opov), realizada em Piracicaba (SP) pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de São Paulo, com apoio do Instituto Geológico, Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Somar Meteorologia, Cruz Vermelha Brasileira e a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado.

A Operação Verão da Defesa Civil é realizada todos os anos entre 1º de dezembro e 31 de março, período de maior incidência de chuvas, podendo ser prorrogada em caso de necessidade. É desenvolvida em conjunto com órgãos estaduais e concessionárias de serviços.

Os trabalhos envolvem os monitoramentos dos índices pluviométricos e da previsão meteorológica, vistorias de campo, orientações e atendimentos emergenciais, realização de ações preventivas e manutenção de um sistema de alerta para atendimento de emergências.

O treinamento envolveu a avaliação dos riscos geológicos e procedimentos para reconhecimento de situações potencialmente perigosas aos escorregamentos de encostas e ações preventivas.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Luis Fernando Bonelli Francisco, é importante que os agentes da Defesa Civil de Porto Ferreira conheçam as práticas operacionais preventivas para minimizar os efeitos de eventos, como deslizamento de terra e inundações, especialmente por conta do rio Moji-Guaçu e seus afluentes que passam pela cidade.

Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 - Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Fonte: https://www.portoferreira.sp.gov.br/