Postinho da Vila Maria está fechado a 9 meses e usuários do SUS peregrinam por atendimento

Divulgado em 29/11/2019 - 19:26 por portoferreirahoje

O que os pacientes da Vila Maria, Jardim Santa Marta, Jardim Aeroporto e Bela Vista têm em comum? É simples: todos eles que são usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) batem com a cara na porta da Unidade de Saúde da Família (USF) “João Malaman” quando precisam de atendimento.

Há nove meses o governo Rômulo fechou as portas do equipamento público. Como se diz na roça, mais parece gestação de égua prenha de jumento porque em abril de 2020 completará um ano da interrupção do atendimento.

Os moradores dos quatro bairros citados no início do texto estão atendidos no posto do Alto do Serra D´Água. Isso gera um transtorno para os pacientes que precisam fazer uma peregrinação para passar por uma consulta médica.

A falta de manutenção nos telhados por parte da Prefeitura e as chuvas que atingiram a cidade no fim de 2018 e no início de 2019 resultaram em infiltrações que danificaram a alvenaria do prédio. Parte do mobiliário também ficou prejudicado.

O governo Rômulo comprometeu-se a executar serviços emergenciais ou alugar um imóvel para transferir o atendimento. Estava previsto o lançamento de um edital de licitação para a reforma, que seria custeada por meio de emenda de R$ 160 mil apresentada pelo vereador Kiko Mecânico.

Os cidadãos perguntam: por qual motivo os serviços emergenciais demoram mais de nove meses? Por qual motivo um imóvel não foi alugado? Qual é o andamento do edital de licitação para a realização da reforma? Para qual obra ou serviço foi destinada a emenda de R$ 160 mil? Qual a previsão de reabertura da USF “João Malaman”. São perguntas que não querem se calar.