Umberto Ribaldo é homenageado pela Câmara de Porto Ferreira

Divulgado em 12/12/2019 - 13:33 por portoferreirahoje

A Câmara Municipal de Porto Ferreira prestou, na sessão de segunda-feira (09/12), uma homenagem ao ex-vereador Umberto Ribaldo com o descerramento da placa que dará seu nome aos novos gabinetes dos vereadores.

A construção dos gabinetes teve início nesta legislatura, durante a presidência do vereador licenciado, Miguel Bragioni. Sob a presidência do vereador Gustavo Braga (PTB), a obra foi finalizada.

O nome de Umberto Ribaldo foi sugerido pelo presidente da Câmara, Gustavo Braga, e aprovado por todos os vereadores na sessão do dia 04 de novembro, sendo votada a Resolução nº 06/2019 divulgada no Diário Oficial Eletrônico do Poder Legislativo do dia 06 de novembro.

O descerramento foi feito durante o intervalo regimental da 45ª Sessão Ordinária e contou com a participação dos vereadores, da família do homenageado, sua esposa Antonia Mazeto Ribaldo e seus filhos Renata Mazeto Ribaldo Franzin e Umberto Ribaldo Filho e amigos do ex-parlamentar.

Durante as homenagens, os vereadores falaram sobre Umberto Ribaldo. O primeiro a discursar foi Gustavo Braga que disse ser uma homenagem mais do que justa ao maior presidente da Câmara Municipal.

Umberto Ribaldo esteve à frente da presidência da Câmara de Porto Ferreira por quatro oportunidades. “Foi um dos melhores presidentes que a Câmara Municipal já teve. Eu gostaria de saudar toda afamília, agradecer a todos os vereadores por ter comprado essa ideia”, declarou Gustavo Braga.

O ex-vereador já havia sido homenageado pelo Executivo Municipal que deu seu nome a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Porto Seguro. “No momento da inauguração, eu fiz um discurso e falei quea Câmara Municipal também estaria prestando uma homenagem”, contou o presidente da casa de leis.

Gustavo Braga ainda falou que Umberto Ribaldo teve grande participação em sua vida política. “Ele é um recorde em Porto Ferreira pela quantidade de tempo que ele ficou à frente dessa presidência, pelo carinho que tinha de ser vereador, por ser um parceiro meu, por me ensinar a trabalhar. O Umberto sempre teve meu voto para vereador”, concluiu.

Já o vereador Alessandro Bertazi (PSDB) disse ser uma honra prestar essa homenagem. “Para nós é um momento de muita alegria, de muita felicidade poder estar recebendo vocês, familiares do Umberto, aqui na casa de leis”, ressaltou.

O parlamentar afirmou que faz das palavras de Gustavo Braga as suas. “Ele foi uma grande pessoa, um grande incentivador. Quando começamos a pensar em virar político, quantas vezes eu não fui no estacionamento do Bertinho e estava lá o senhor Umberto falando muita coisa de política.”

Alessandro Bertazi declarou que Umberto Ribaldo também teve grande participação em sua formação. “É uma satisfação enorme poder prestar uma homenagem aqui dentro da Câmara,uma homenagem mais do que justa. Sem dúvida nenhuma desempenhou um papel importante no desenvolvimento e no crescimento de Porto Ferreira”, finalizou o vereador.

Outro a prestar sua homenagem à Umberto Ribaldo foi Marcelo Ozelim (PSDB). “Na minha primeira eleição, quando acabei ficando por sete votos, foi ele quem me consolou e me incentivou. Dizia que se eu perseverasse, se eu continuasse na minha linha, com certeza conseguiria ser vereador.”

O vereador, por trabalhar na Secretaria de Saúde, acompanhou os últimos meses de vida de Umberto Ribaldo. “Nós vimos a tristeza que foi quando ele partiu. É um cara que muito fez pela política de Porto Ferreira e uma pessoa que realmente vai ficar gravado na minha memória durante a minha vida inteira”, assentiu.

Segundo Marcelo Ozelim, Umberto Ribaldo era querido por todos. “Não foi à toa que durante quatro vezes foi presidente desta casa de leis. Meus parabéns a toda a família e o Umberto, onde ele estiver, tenho certeza que está muito feliz com tudo isso que está acontecendo hoje”, concluiu.

Para Francisco Pereira (MDB), Umberto Ribaldo foi um grande amigo. “Eu segui o conselho que ele me deu e continuei a ser candidato a vereador”, detalhou explicando que ambos não conseguiram o cargo de vereador em uma eleição passada porque houve a mudança de 15 para 10 vereadores.

“Umberto era uma pessoa que falava a verdade doa a quem doer. Era um cara sincero que olhava pra você e falava. Eu aprendi muito com ele porque sou muito tímido, mas eu via o jeito que ele falava e passava confiança”, reiterou o parlamentar.

Quem também salientou a justa homenagem foi o vereador Sérgio de Oliveira (DEM). “Quero parabenizar o nosso presidente pela ideia brilhante de homenagear algumas pessoas, alguns ex-vereadores que marcaram presença aqui nesta casa deleis.”

Sobre o homenageado, o vereador falou que ele é uma das pessoas que deixou seu nome marcado. “Eu tenho certeza que onde ele está hoje, ele está muito contente de ser lembrado por nós aqui dessa casa de leis. Gostaria de parabenizar a família, parabenizar o presidente e dizer mais uma vez que a homenagem é muito justa”, finalizou.

Já o vereador Ismael da Silva (DEM) iniciou sua fala parabenizando o presidente Gustavo Braga. “Eu não tive o privilégio de conhecê-lo, mas reconheço o seu legado. Tenho certeza de que o dia de hoje, é um dia marcante para a família e para mim também.”

Os depoimentos dados pelos vereadores que o antecederam, segundo Ismael da Silva, provam a importância de Umberto Ribaldo. “Se eu estou aqui, se os meus amigos estão aqui é porque ele teve parte nisso. Um homem que sentou por quatro vezes na presidência dessa casa e a conduziu de forma ordeira, elegante, firme e decisiva”, resumiu.

O vereador Gideon dos Santos (PSD) agradeceu a presença dos familiares e deixou as suas considerações. “Quando foi escolhido esse nome, uma indicação muito bem lembrado pelo presidente da casa, vereador Gustavo Braga, foi acatado por todos os vereadores com muito respeito e consideração pelos trabalhos prestados”, lembrou.

O fato de Umberto Ribaldo ter tido tantos mandatos e ficado por tanto tempo à frente da presidência demonstra a maestria com que conduzia a sua carreira política. “Quando o vereador trabalha muito bem a escolha do povo lá fora é a resposta para o trabalho bem feito”, salientou Gideon dos Santos.

O parlamentar também agradeceu ao presidente da Câmara e a todos os vereadores. “Que apoiaram plenamente. Parabéns ao Umberto, que não pôde estar aqui vendo essa homenagem, mas, familiares, esta homenagem é pra vocês.”

Ao final da sessão, os vereadores e familiares foram até os gabinetes conhecer as instalações e onde a placa e a foto ficarão.

Umberto Ribaldo

O ex-parlamentar nasceu em Porto Ferreira, no ano de 1949, e iniciou sua carreira política sendo eleito vereador em 1983, seguindo por mais quatro mandatos consecutivos (1984-1988, 1989-1992, 1993-1996, 1997-2000 e 2001-2004).

Umberto Ribaldo também foi presidente da Câmara de Porto Ferreira em quatro oportunidades, nos biênios de 1985-1986, 1991-1992, 1997-1998 e 2001-2002, sendo o vereador que mais vezes ocupou o cargo de presidente.

Fora da vida política, Umberto Ribaldo trabalhou desde muito cedo na área comercial, primeiramente ajudando seu pai e depois se estabelecendo no comércio de bebidas, principalmente com a conhecida “caninha ferreirense”, por meio da Distribuidora de Bebidas Ribaldo, onde permaneceu até sua aposentadoria.

Foi casado com Antonia Mazeto Ribaldo e teve dois filhos: Renata Mazeto Ribaldo Franzin e Umberto Ribaldo Filho. O político veio a falecer em junho de 2015, com 66 anos de idade.

Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Porto Ferreira