Moradores do Sérgio Dornelles unem-se para limpar sarjetas e dar uma cara melhor ao bairro

Divulgado em 16/01/2020 - 14:00 por portoferreirahoje

A incompetência da atual administração é latente e tão visível que o cidadão é obrigado a pegar no batente para deixar a vizinhança com um visual mais limpo e agradável. 

Visitando o Jardim Sérgio Dorneles de Carvalho esta semana, o site PFHJ deparou-se com uma cena. Envergonhados com a situação de abandono, um grupo de moradores decidiu se unir para limpar as guias e, principalmente, as sarjetas das ruas no entorno de suas casas. 

O ato de cidadania é o resultado do inconformismo daqueles que pagam seus impostos em dia. Segundo os moradores, a Prefeitura de Porto Ferreira erra na distribuição dos serviços de varrição e limpeza dos bairros.

De acordo com a legislação vigente, a taxa de limpeza pública é para a retirada de lixo domiciliar na porta das residências, sendo proporcional aos "dias de coleta no bairro". Por outro lado, a administração municipal é a responsável pela retirada de resíduos (terra, folhas, galhos, etc.), além de ter o dever de deixar as áreas institucionais limpas e em condições de uso pela comunidade.

O lojista José Luiz, morador do bairro, acredita que o cidadão não pode deixar de lutar por uma melhor qualidade de vida. Para ele, todos devem exigir mais limpeza nos bairros e exigir mais respeito com a utilização dos impostos e taxas pagas à Prefeitura, especialmente as taxas: de limpeza pública e de iluminação pública.