Fórum Econômico Mundial, Governos Federal e do Estado de SP lançam centro da 4ª Revolução Industrial

Divulgado em 25/01/2020 - 18:15 por portoferreirahoje

Com a missão de co-desenhar, testar e refinar modelos de governança de políticas públicas que maximizem os benefícios e minimizem os riscos de tecnologias emergentes, foi anunciado hoje - 22 de janeiro - em Davos, na Suíça, com a presença do secretário especial de produtividade emprego e competitividade do Governo Federal, Carlos da Costa, do Governador do estado de São Paulo, João Doria, da Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Patricia Ellen e do chairman da AstraZeneca, Leif Johansson, a criação do Centro para a Quarta Revolução Industrial do Brasil em São Paulo, no campus do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). 

Por meio de parceria entre o Fórum Econômico Mundial, os Governos Federal e do Estado de São Paulo e com o apoio da biofarmacêutica AstraZeneca, o empreendimento visa desenvolver e implementar, de forma ágil, projetos-piloto que possam ser adotados em todo o mundo.

Patricia Ellen enfatiza a importância de elaborar políticas inteligentes e inovadoras. "Esta é uma iniciativa que coloca São Paulo e o Brasil na fronteira da governação global de novas tecnologias. E o papel deste Governo é justamente valorizar e colocar o investimento em ciência e tecnologia como pilar fundamental da retomada da produtividade e do crescimento econômico", comentou.

O Centro para a Quarta Revolução Industrial (C4IR) é uma iniciativa do Fórum Econômico Mundial, lançada em março de 2017, que reúne partes interessadas em co-projetar as políticas necessárias para acelerar a adoção de tecnologias em benefício da população. Com sede em São Francisco, Estados Unidos, e os centros estabelecidos pelo WEF na China, Japão e Índia, estão expandindo para centros afiliados em outros países, como o Brasil.

"Estamos entusiasmados com o fato do Brasil se juntar à rede do Centro da Quarta Revolução Industrial. Como a maior economia da América Latina, é vista como um modelo para a região. Estamos ansiosos para acelerar e escalar o impacto das tecnologias da Quarta Revolução Industrial para que muitos possam se beneficiar", ressaltou o Diretor do Centro da 4ª Revolução Industrial do Fórum Econômico Mundial, Murat Sönmez.

Dentre os temas abordados no C4IR estão a Medicina de Precisão, a Inteligência Artificial, Blockchain e Mobilidade Urbana. No Brasil, a participação da AstraZeneca foca em contribuir para projetos no segmento de saúde, explorando novas possibilidades na Internet das Coisas (IoT), Robótica e Cidades Inteligentes e Política de Dados. As áreas foram selecionadas devido à experiência da empresa em outros mercados, como a China, com o uso de IoT para apoiar a melhoria da assistência médica no conceito de Cidade Inteligente. Já Política de Dados é crucial para Estratégias Inovativas de Valor centrados nos resultados dos pacientes.

A AstraZeneca tem como ambição impactar a vida 5 milhões de pacientes brasileiros até 2025. "Essa é uma oportunidade incrível de colaborar com diferentes partes interessadas, compartilhando as melhores soluções em saúde e construindo parcerias sustentáveis para melhorar a saúde dos nossos pacientes, mudando suas experiências", conta Fraser Hall, presidente da AstraZeneca no Brasil.

Sobre a quarta revolução industrial

A quarta revolução industrial é marcada pelo desenvolvimento e uso integrado de tecnologias inovadoras, capazes de conectar o real ao digital - como robótica, inteligência artificial, realidade aumentada, biologia sintética, análise de dados, impressão 3D, nanotecnologia, aprimoramento de dispositivos e internet móveis e etc.

Assim como nas revoluções industriais anteriores, os avanços e novas possibilidades tecnológicas transformaram fundamentalmente a sociedade, desde a forma como se trabalha, se comunica e estuda até a busca pela saúde e bem-estar.

Sobre a AstraZeneca

A AstraZeneca é uma empresa biofarmacêutica global, voltada para inovação, com foco principal na descoberta, desenvolvimento e na comercialização de medicamentos de prescrição, principalmente para o tratamento de doenças em três principais linhas terapêuticas - Oncologia, Doenças Cardiovasculares & Metabólicas e Respiratório. A companhia também atua nas áreas autoimunidade, neurociência e infecção. A AstraZeneca opera em mais de 100 países e seus medicamentos inovadores são usados por milhões de pacientes em todo o mundo.

Sobre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico é responsável por atrair investimentos e fomentar o empreendedorismo e a inovação tecnológica para a retomada do crescimento econômico do Estado. A Pasta também oferece qualificação profissional para atender as demandas atuais do mercado, gerando oportunidade de trabalho para todos.

 

Por : Tatiane Pellegrino, Fabiola Sanchez  - Assessoria de Imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico