Anteprojeto objetiva presença de doulas durante o parto em Porto Ferreira

Divulgado em 21/02/2020 - 08:00 por portoferreirahoje

Na noite de segunda-feira (17/02), durante a 4ª Sessão Ordinária, o vereador Ismael da Silva (DEM) apresentou o Requerimento nº 46/2020 encaminhando o Anteprojeto de Lei nº 02/2020 que regulamenta a presença de doulas nos estabelecimentos hospitalares de Porto Ferreira durante o trabalho de parto, o parto propriamente dito e o pós-parto imediato.

Segundo o vereador Ismael da Silva, já existe uma lei semelhante no âmbito estadual, de autoria do deputado Carlos Bezerra Jr. (PSDB), que assegura o parto humanizado. “Eu mandei este anteprojeto porque eu trabalho na área da saúde, estou na farmácia então converso com muitas mulheres tanto no pós-parto quanto no pré-natal e fui procurado por algumas gestantes e por algumas doulas.”

A doula tem a função de assistir o parto junto à gestante, auxiliando-a tanto antes do parto, durante o trabalho de parto e nos tratamentos iniciais com o bebê. “Sabemos que muitas mães em um período da gestação sofrem de pânico, sofre de depressão, depressão pós-parto e algumas outras coisas e é um direito da mulher ela escolher alguém no parto preparando-a para o momento do nascimento”, resume o vereador.

Ismael da Silva ressaltou que o hospital de Porto Ferreira ainda não tem o costume de ter doulas acompanhando o parto. “Em alguns hospitais de outras cidades já se usa, antigamente usava muito a parteira para trazer para a mãe um encorajamento, tranquilidade, suporte emocional, físico, informativo durante o período das intensas transformações que está vivenciando.”

Para conhecer melhor o trabalha das doulas, o vereador sugeriu para que assistissem ao documentário “O Renascimento do Parto”. “É deinteresse, de utilidade pública também para que nós venhamos já desde o parto tratar tanto a mãe quanto a criança com saúde, com muito vigor. Eu espero que o Executivo venha de encontro com esse momento”, finalizou.

O requerimento foi aprovado pela maioria dos vereadores com a ausência do vereador Cabo Eduardo (PP). O anteprojeto será encaminhado para o prefeito Rômulo Rippa que poderá transformá-lo em projeto de lei.

Doulas

Segundo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), doulas são acompanhantes de parto escolhidas livremente pelas gestantes que prestam suporte contínuo à gestante durante toda a gestação, favorecendo a evolução do parto e o bem-estar da gestante.

Estudos apontam que a presença de doulas durante o parto traz benefícios para as gestantes e paras os bebês como a diminuição da duração do trabalho de parto, do uso de medicação para alívio da dor e do número de cesáreas, além da redução do número de gestantes com depressão pós-parto e de facilitarem a amamentação.

Outro ponto positivo da presença da doula é a humanização do parto, garantindo que a grávida seja respeitada e não sofra nenhum tipo de violência obstétrica.

Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Porto Ferreira