Enquanto houver bambu- XXVIII

Divulgado em 24/03/2020 - 21:00 por por Fáustulo Sobrinho (F.S. para os íntimos)

Só os Ventanias entenderão:

“Cama de Micróbio é caixa de papelão

Cama de Playboy é de almofada e algodão

Agora pega a tua caixa e vamos lá pro mocó

Que fica de quebrada duma casa abandonada

Micróbio não tem medo de nada

Micróbio não tem medo de nada

Micróbio não tem medo de nada

Micróbio não tem medo de nada

Micróbioooooooo

Micróbio que se presa vive a vida a rodar

Fazendo do planeta tua sala de estar

Micróbio é um bicho doido de cabelo embaraçado

Tira férias o ano inteiro, vive todo preocupado”

***       

Todo mundo de quarentena e as pessoas com mais de 60 anos ainda não entenderam a gravidade de contrair o coronavírus. Eles não viveram a crise mundial provocada pela gripe espanhola que matou o rei da Espanha e o presidente do Brasil. Talvez seja por isso. Mão na consciência, caldo de galinha e precaução não fazem mal.

***

Por qual motivo apenas um ginecologista participou da reunião de formação do comitê de combate ao coronavírus? Quando é que vão colocar gente que entende da coisa?

***

Nossa, o prefeito acordou! Baixou o decreto e as portas. Em algum momento precisava se dar conta da gravidade do surto de coronavírus. Na nota publicada pela administração, a doença foi tratada como endemia. A Organização Mundial de Saúde já tratava como pandemia. Agora voltaram atrás.

***

Ué, por que o prefeito RR quis diminuir a denominação? Estava tentando segurar um inimigo invisível, não é? Ou por que não sabia como agir?

***

Há alguma instituição pública ou privada capaz de atender os pacientes considerados graves? Ou estão subestimando como fazem com a dengue e o sarampo?

***

A história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa. Vai ter que morrer alguém parente de gente importante ou de algum político para tomarem as providências necessárias? Tirem o traseiro da cadeira, por favor!

***

Os presidentes de clubes parecem governar melhor seus redutos do que o prefeito com a cidade que ele chama de sua. As medidas são tomadas de forma rápida nos clubes. Enquanto na Prefeitura as salas insalubres e as reuniões continuam cheias de gente.

***

Será que redobrar a segurança na porta da Prefeitura vai evitar que alguém fique longe do coronavírus? Fecha a porta e manda o povo para casa antes de dê m*rd@.

***

A situação não é para brincadeira. O senhor prefeito RR demorou para suspender i “as cobranças da Zona Azul”. O caso era/é de saúde pública. Aqueles rapazes estavam trabalhando sem procedimentos de higienização e ajudando a circular o vírus.

***

E por falar em manter distância, até as casas de meretrício que funcionam livremente na avenida fecharam suas portas esta semana em respeito à quarentena.

***

Como será que a atual administração vai monitorar o contágio do Covid-19 nas áreas mais pobres da cidade? Ou será que serão abandonadas e poderão ser dizimadas por pura falta de habilidade das autoridades em conseguir controlar a doença?

***

Em Porto Ferreira está na moda conjugar o verbo “prevaricar”. Eu prevarico, tu prevaricas, ele prevarica. Nós prevaricamos, vós prevaricais, eles prevaricam. Na boca de quem nunca se imaginou tal conjugação o verbo até que lhe caiu bem.

***

O salve de hoje vai para o Cidão Chovê, para a Rosinha Chuvisco, para o Salvador Beleza, para o Lazinho Cadeado e para a Nê. Todos atenderam as recomendações das autoridades de saúde e está em casa, no conforto de seus lares, evitando contrair o coronavírus.

***

Tinha alguma coisa no meio do caminho, no meio do caminho tinha uma coisa. A Avenida Mariano Procópio ainda não recebeu a pavimentação porque a empresa responsável não percebeu algo no caminho.

***

Dengário, gripário, coronavidário são nomes que trazem um temor na cabeça dos pacientes que precisam procurar auxílio médico e ambulatorial. Que denominação horrível. Alguém mais criativo não poderia dar um apelido mais simpático em um momento de crise?

***

Quem poderá explicar? A notícia é de cair o queixo, para não falar outra coisa. A Secretaria de Saúde de Porto Ferreira informou que a Unidade Básica de Saúde (UBS) “Umberto Ribaldo”, no Jardim Porto Seguro, ficará fechada por tempo indeterminado. Ué, acabaram de inaugurar.

***

Ah, então está explicado. O motivo do fechamento é para que a Secretaria de Saúde possa utilizar melhor a equipe de profissionais do local, uma vez que o número de atendimentos na unidade é muito baixo. Como assim? Então por que inauguraram?

***

Que legal. Os usuários do local devem procurar atendimento na Unidade de Saúde da Família (USF) “Adalberto Luís Pirondi”, no Jardim Bandeirantes, ou na UBS “Darcy Rippa”, no Jardim Porto Novo. Nossa, que bacana!

***

Mas o melhor está por vir, porque tem gato na tuba. Não haverá equipes suficientes para aguentar a demanda provocada pelo novo coronavírus e estão remanejando os profissionais de saúde. Por quê? Tão logo termine a pandemia do novo coronavírus a UBS “Umberto Ribaldo” voltará a funcionar normalmente. Querem enganar o povo de novo?

***

Finalmente alguém conseguiu agir com a razão. Como forma de enfrentamento ao Covid-19, os horários e linhas do transporte coletivo municipal foram alterados

***

Somente permanecerão em operação ininterrupta as três linhas que atendem a Vila Sibyla, o Cristo e o Jardim Anésia.

***

O Senhor Voto de Minerva, vulgo Cabôco Mamadô, tinha que ser o coordenador do comitê contra o coronavírus. Foi o único que vestiu paletó e gravata. Isso sim é que é “otoridade”. Puff!Puff!Puff!

***

O Cabôco Mamadô, que na verdade se esconde sob a toga do Senhor Voto de Minerva, sabe qual a diferença entre uma infecção viral e uma infecção bacteriana. Ele garante que a infecção viral é transmitida pelo “viros”. E a infecção bacteriana é transmitida pela “baque”.

***

O passarinho verde e o anu branco anunciaram que a regra dos três esses (ou “SSS”) vai acabar indo para o espaço nas eleições deste ano (se é que vai ter). Quem vai querer saliva, suor e sola de sapato? Apertar a mão dos eleitores e dar aquele abraço falso nem pensar. Ou será que vale tudo por um voto?

***

A novela dos parklets da Avenida do Comércio ganhou novas cores. Aquela estrutura (que coisa linda!) de metalão e madeira merece o prêmio design internacional. Com o calor que faz na cidade os turistas vão fritar naquele negócio.

***

Parabéns aos empresários da Avenida do Comércio que decidiram fechar as portas das lojas para evitar a proliferação do coronavírus. Isso protegerá os colaboradores, funcionários, os turistas e quem empreende no Polo Cerâmico.

***

Da série a série: “Eles não vão nos pautar”. O nosso querido “Detritódromo”, lá pelas bandas do Jardim Águas Claras, também conhecido como “Famosão”, permanece vivo e forte. Os montes continuam lá, apesar da tentativa de retirar os resíduos sólidos da paisagem.

***

Mais um capítulo da novela “Câmara à la carte”. A pedido do czar-mor RR, o Grande Ripanopovo, os vereadores querem alterar a denominação “Corona Vírus”. Com tanta cerveja de marca popular, como Brahma, Skol e Antártica, por que escolher uma marca mexicana?

***

No mundo da empresa flexível, o Zé Faísca está inconformado. O Ginga não sabe qual é o elemento químico que vai colocar nas paredes da UPA. E nem a mistura desse elemento. Se será sulfato, barita, carbonato, nitrato ou sulfeto. E ainda nem contratou um químico responsável pela manipulação do produto.

***

Só os Drummonds de Andrade entenderão:

“E agora, José?

A festa acabou,

a luz apagou,

o povo sumiu,

a noite esfriou,

e agora, José?

e agora, você?

você que é sem nome,

que zomba dos outros,

você que faz versos,

que ama, protesta?

e agora, José?”

***

O título da coluna é uma homenagem aos “payaguaes” ou paiaguás, grupo indígena que, segundo a história, habitava o vale do rio da “Cobra Grande”. Tinham um código de honra que impedia que um guerreiro recuasse em batalha.

********

Afinal, do bambu saem as flechas. Enquanto ainda existir bambu, lá vai flecha.