IDOSOS DO SOLAR REALIZAM QUEBRA-CABEÇAS COMO FORMA DE PASSAR O TEMPO EM PERÍODO DE QUARENTENA

Divulgado em 01/04/2020 - 12:41 por portoferreirahoje

Sendo uma Instituição de Longa Permanência para idosos em Porto Ferreira, o Solar dos Jovens de Ontem adotou medidas rígidas para proteger os mais vulneráveis da pandemia e evitar catástrofes vistas em outros países, cancelando visitas e saídas dos idosos, exceto, em casos de urgências.

A diretoria, gestoras, equipe técnica, mas principalmente a enfermagem da instituição tem tomado todas as medidas possíveis, para que não haja contágio dentro dos internos institucionalizados.

Com isto, a saudade dos abraços e a falta das visitas da família aumentam ainda mais a carência social dos moradores do Solar. Embora a blindagem seja necessária, há também a necessidade de minimizar a carga emocional das normas contra o corona vírus entre tantas atividades que geram benefícios, Mário Xavier, 62 anos e Manoel Messias 64, encontraram no quebra-cabeça, um passatempo ideal para continuar com a vida sem os efeitos que o isolamento social causa, principalmente em pessoas idosas.

“... É um passatempo construtivo, que alivia a mente, perde o estresse, esquece os problemas e um ótimo refúgio...”, afirma Mário Xavier.

Para Manoel Messias, “... o quebra-cabeça traz tranquilidade, paz, reflexão, é vida...”.

Uma vida que precisa continuar, mesmo com todas as notícias que assolam o mundo, principalmente a população da terceira idade.

A equipe técnica do Solar conta que a princípio, achariam que os familiares teriam resistência quanto ao isolamento social dos idosos, mas eles entenderam a gravidade da situação e estão colaborando da melhor maneira possível.

Essa colaboração foi possível para o Mário e Manoel entenderem diante das privações dos passeios que os idosos realizavam todas as quartas-feiras, das atividades em geral realizadas com a equipe técnica e os voluntários. Lúcidos, conscientes, sabem o quanto é benéfico atividade como a do quebra-cabeça, que segundo especialistas, estimula o cérebro, é bom para memória, desenvolve a coordenação motora, provoca a interação social e fomenta a percepção.

No que consiste sobre a questão do estímulo cerebral, desenvolve habilidades cognitivas, aumenta o raciocínio e melhora as habilidades do indivíduo.  Quanto à questão memorial, o quebra-cabeça é crucial para pessoas com problemas relacionados ao esquecimento. 

Ele desenvolve a coordenação motora, aguça a manipulação de objetos e o controle de movimentos dos braços, dos olhos e mãos.  Por fim, provoca a interação social na identificação de grupos e ótimo instrumento para socializar.

Socializar é um trabalho que a equipe técnica do Solar busca estimular entre os idosos residentes e neste tempo de isolamento social, toda atividade ou interação que quebre a monotonia é de suma importância para o bem-estar e qualidade de vida da pessoa institucionalizada.

Por Alex Magalhães Rocha