BRK Ambiental aposta em tecnologia para garantir acesso ao saneamento básico em Porto Ferreira

Divulgado em 21/05/2020 - 15:45 por portoferreirahoje

Os recursos tecnológicos são cada vez mais utilizados em nossas vidas. E isso não é diferente no saneamento básico. Da mesma maneira como ocorre em outros setores da sociedade, essa área também é beneficiada com o advento da internet, da tecnologia e os seus desdobramentos.

A tecnologia no saneamento pode trazer diversos benefícios como: melhoria na qualidade e nos processos; identificação mais precisa de danos e ameaças além da ampliação do acesso ao saneamento básico.

Em Porto Ferreira, a BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto da cidade, utiliza constantemente diversas tecnologias para garantir à população acesso ao abastecimento de água e ao esgotamento sanitário.

Dentre elas, estão os macromedidores que são equipamentos semelhantes aos hidrômetros, mas instalados em redes para medir a quantidade de água enviada para os setores de abastecimento do município. Com esses equipamentos é possível calcular o volume de água enviado para um bairro e, assim, compará-lo com o total, de fato, consumido pelos moradores (esse medido via hidrômetro). A diferença dessa conta representa possíveis desperdícios, por isso esses dados são analisados para direcionar os investimentos em combate às perdas, orientando a busca por vazamentos e irregularidades.

Os macromedidores eletromagnéticos possuem um índice de imprecisão baixo, de apenas 0,5%. Já os macromedidores mecânicos também têm baixa imprecisão, de aproximadamente 2%.

“Os dois modelos são utilizados, mas os eletromagnéticos trazem maior agilidade nos processos operacionais, uma vez que fornecem informações em tempo real”, explica Alex Zampieri, gerente de operações da BRK Ambiental em Porto Ferreira.

No município, existem nove macromedidores eletromagnéticos instalados na Estação de Tratamento de Água. Além disso, existem mais três macromedidores mecânicos instalados nos Poços Cuca Fresca e Águas Claras.

“Os macromedidores são parte do plano contínuo para redução de perdas que a empresa executa na cidade. Em 2011, quando assumimos a concessão, o índice de perdas era de 55,6, em 2019, ele fechou em 32,2%. Isso significa mais água para a população, além da contribuição para o meio ambiente”, complementa o gerente.

A previsão é que mais oito macromedidores eletromagnéticos sejam instalados na cidade até o final do ano.

Recomendações

Diante da pandemia de Covid-19, a recomendação dos órgãos sanitários e das autoridades médicas é para que as pessoas evitem aglomerações e deslocamentos que não sejam essenciais. O período também exige atenção redobrada com a limpeza e higiene pessoal e, nesse sentido, é fundamental alguns cuidados básicos para evitar o desperdício de água, o que pode também auxiliar no controle do orçamento, com a redução do consumo mensal.

Além disso, é importante realizar a correta utilização do sistema de esgotamento sanitário, evitando o descarte de resíduos nas redes coletoras de esgoto.

“É sempre importante reforçar que a água é um dos recursos naturais mais importantes para garantir a sobrevivência humana, porém ele é finito é deve ser utilizado de forma consciente. Pequenas mudanças de hábitos podem fazer uma grande diferença para o meio ambiente, além de contribuir para a redução do consumo mensal”, recomenda o gerente.

Confira dicas de como fazer o consumo consciente da água no Blog da BRK Ambiental.