DENGUE: NÚMERO DE CASOS SOBE PARA 83 E AGENTES FAZEM NOVA RETIRADA DE ENTULHOS PERTO DA VILA MARIA

Divulgado em 21/05/2020 - 15:02 por portoferreirahoje

A Seção de Controle de Vetores, vinculada à Secretaria de Saúde de Porto Ferreira, atualizou nesta terça-feira (19/05) os casos de dengue no município. Desde a última divulgação, no dia 8, foram mais 11 casos confirmados, fazendo com que o total chegue a 83 positivos no ano. Ou seja, uma média de um novo caso por dia.

O número total do ano é de 234 casos notificados, sendo que 110 tiveram resultados negativos. Restam, ainda, 41 notificações de suspeitas, aguardando resultados de laboratório.

Na semana passada a equipe de endemias do Controle de Vetores realizou pesquisa e controle de criadouros na Vila Maria e encontrou uma imensa quantidade de recipientes jogados nos terrenos baldios próximos às residências que ali existem.

Os agentes fazem um novo apelo para que as pessoas não joguem materiais que possam acumular água parada em terrenos e nas margens de estradas rurais.

Os agentes encontram muitos materiais, como lixo doméstico, entulhos de construção, móveis e pneus descartados em local inadequado, causando o acúmulo de água parada e locais propícios para a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

É necessário envolvimento permanente para que se mantenha a cidade com números baixos de casos de dengue, já que a permanência do vetor nas áreas urbanas é inevitável e o número de casos nas cidades vizinhas tem aumentado consideravelmente, sendo também um sinal de alerta para Porto Ferreira.

Fique atento aos cuidados preventivos, verifique sempre o quintal, remova materiais que não serão utilizados, observe a área de serviço, banheiros desativados, bandeja externa de geladeira, ar condicionado e climatizadores, plantas ornamentais dentro de casa, vasos com água, calhas e lajes, bebedouros de animais, ralos. Aproveite o período de permanência em casa para se proteger do mosquito.

A Seção de Controle de Vetores está localizada à rua 29 de Julho, 1.063, Centro, com o telefone 3581-2299. Qualquer dúvida ou informação, está à disposição.

Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 - Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Fonte: https://www.portoferreira.sp.gov.br/