Santa Rita: "Alimentação Escolar" durante a pandemia serve mais de 600 refeições prontas diárias

Divulgado em 21/05/2020 - 22:40 por portoferreirahoje

Iniciada no último dia 22 de abril, quarta-feira, a distribuição de refeições para alunos carentes da Rede Municipal de Ensino em Santa Rita do Passa Quatro, durante da pandemia, já tem 600 alunos cadastrados para receber o alimento. A ação começou com 378 refeições entregues por dia, na primeira semana.

O trabalho é uma iniciativa da Central de Alimentos (Cozinha Piloto), ligada ao Departamento de Educação da Prefeitura Municipal. A distribuição acontece de segunda a sexta-feira, nas próprias escolas, sempre com atenção para evitar aglomeração.

A medida foi tomada em função da suspensão das aulas na rede municipal, seguindo determinação da Secretaria de Estado da Educação, como forma de evitar a proliferação do novo coronavírus, causador da doença Covid-19, no momento em que foi decretada pandemia.

Desde que ocorreu a suspensão das aulas, a Prefeitura tem entregue aos alunos um kit lanche, entretanto, como a refeição escolar é considerada fundamental para o desenvolvimento das crianças, a distribuição foi ampliada, incluindo também pratos completos. De acordo com a Cozinha Piloto, cada refeição distribuída pode servir até três pessoas da casa, portanto e benefício acaba se entendendo, além do estudante, a outros membros da família.

Assim como no período escolar, es refeições são preparadas diariamente pela Cozinha Piloto e distribuídas pelos funcionários das próprias escolas. A entrega é realizada para alunos que foram cadastrados cujas famílias demonstraram interesse em receber inicialmente o kit lanche e agora as refeições completas.

Devidamente preparadas com orientação nutricional, as refeições são entregues em embalagens apropriadas (isopor). A distribuição acontece para alunos do Ensino Infantil e Fundamental e deverá continuar no período em que vigorar a suspensão das atividades escolares em função da pandemia.

CRECHES

Para as crianças das creches, o preparo das refeições exige uma atenção maior, em função da variação de idade entre as crianças, então a Cozinha Piloto decidiu, ao invés de fornecer as refeições prontas, entregar um kit com gêneros alimentícios para que as famílias possam preparar nas próprias casas. Cada kit contém macarrão espaguete e de sopa, molho de tomate, óleo, sal, fubá, leite em pó, bolacha salgada e doce e atum em lata. Ao todo, são 211 kits entregues em toda a rede.

Fonte: https://www.santaritadopassaquatro.sp.gov.br/