CDMF, de São Carlos, produz ‘face shields’ com propriedades microbicidas para unidades de saúde

Divulgado em 22/05/2020 - 19:40 por portoferreirahoje

As face shields (protetores faciais) feitas por impressão 3D com material microbicida, produzidos por uma ação conjunta entre o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e Nanox Tecnologia, estão chegando aos seus destinos finais: os profissionais de saúde que convivem diretamente com atendimentos de pessoas acometidas ou com suspeita de COVID-19.

Já foram entregues 60 unidades dos protetores faciais microbicidas a instituições de saúde de São Carlos (Hospital Escola e UPAs), Descalvado (Santa Casa e CAPS) e Porto Ferreira (Santa Casa e APAE), no último dia 19 de maio.

A ação é resultado da parceria do CDMF com o grupo ‘Você Também Pode Ajudar de São Carlos’. A partir da atuação deste grupo, já foram doadas mais de mil unidades de face shields, além de outros produtos, como aventais, mascaras e equipamentos para intubação de pacientes em estágio grave da COVID-19 para São Carlos e região.

O CDMF tem como uma de suas vertentes principais de pesquisa o desenvolvimento de matérias voltados ao setor de sáude. Sendo assim, uma série de materiais desenvolvidos tendo como base partículas de prata estão sendo testados para a adição em matrizes poliméricas e cerâmicas, para se obter compósitos com ação microbicida.

De acordo com diversos trabalhos publicados por pesquisadores do CDMF e de outras instituições em periódicos internacionais, já foram observadas ações antibacterianas, antifúngicas e antivirais destes materiais, os tornando promissores em um possível combate à proliferação do SARS-CoV-2 em diversas superfícies.

Segundo o pesquisador Elson Longo, Professor Emérito do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ – UFSCar) e Diretor do CDMF, estes materiais já estão sendo avaliados frente ao SARS-CoV-2 e apresentam resultados animadores.

A equipe de impressões e desenvolvimento destes materiais conta com a atuação de Sandra Cruz, professora do DQ – UFSCar, Dyovani Coelho, pós-doutorando no DQ – UFSCar, Marcelo Assis, Lara Kelly Ribeiro e Gabriel Wosiack, doutorandos no Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFSCar, todos integrantes do CDMF.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Fonte: santilli.jornalismo@gmail.comtarget="_blank">santilli.jornalismo@gmail.com>