Enquanto houver bambu- XXXVI

Divulgado em 02/06/2020 - 18:45 por por Fáustulo Sobrinho (F.S. para os íntimos)

Só as Dalvas entenderão:

“Com a filha de João,

Antônio ia se casar.

Mas Pedro fugiu com a noiva

Na hora de ir pro altar!

A fogueira está queimando

E um balão está subindo.

Antônio estava chorando

E Pedro estava fugindo..”

E no fim dessa história,

Ao apagar-se a fogueira,

João consolava Antônio,

Que caiu na bebedeira.”

*            

Receita de quentão: colocar em uma panela grande o açúcar, as cascas de laranja, as cascas de limão, o gengibre, o cravo e a canela. Quando o açúcar estiver derretendo, colocar a cachaça e a água, deixando cozinhar por 20 a 25 minutos em fogo médio. Filtre e, após, coloque a maçã picadinha. Manter no fogo, após o preparo. Fica uma delícia.

*

Receita de bolo de milho: em um liquidificador, adicione o milho verde, o óleo, o açúcar, o fubá, os ovos e a farinha de trigo, depois bata até obter uma consistência cremosa. Depois, acrescente o coco ralado e o fermento, misture novamente. Despeje a massa em uma assadeira untada e leve para assar, em um forno médio a 180 °C, preaquecido por 40 minutos. Fica uma delícia.

*

Receita de pipoca doce: m uma panela de fundo grosso, coloque o milho, o açúcar e o óleo. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, por 15 minutos ou até formar uma calda grossa.

Adicione o corante e espere toda pipoca estourar. Espalhe sobre uma assadeira para esfriar. Sirva em saquinhos. Fica uma delícia.

*

Receita de “chocolate ao leite quente: em uma panela grande, coloque três xícaras das de chá de leite e ferva em fogo médio. Junte o achocolatado e misture. Dissolva o amido de milho no leite restante e despeje na panela. Cozinhe, mexendo sempre, até engrossar. Coloque em xícaras de chá e sirva quente. Dica: Varie, adicionando duas colheres de sopa de suco de laranja. Fica uma delícia.

*

Voltando à vaca fria que o assunto é sério: quando é que vão testar os pacientes suspeitos de terem contraído a Covid-19? Quando é que as subnotificações sairão da gaveta? Quando começar a morrer gente na porta das unidades de saúde?

*

Saiu a lista de materiais usados para a construção do Parque do Amanhã: uma boa base, pó facial, corretivo, máscara de cílios, bronzer (ou blush) e um delineador. No termo de aditamento já estão previstos corretivo, iluminador, sombra e batom nude.

*

A Câmara Municipal adotou o didatismo para explicar o bê-á-bá dos documentos e ferramentas legislativas para os cidadãos que acessam o site oficial e que acompanham as notícias oficiais. Quando é que vão criar a “Escola Cidadã” com cursos gratuitos para os jovens entenderem o que é o Estado Democrático de Direito?

*

A Secretaria Municipal de Saúde alerta para os crescentes casos de intoxicação por álcool em gel, principalmente crianças, que adotaram esse tipo de higienização das mãos para o enfretamento da pandemia da Covid-19. Bastaria alertar que não é para ficar inalando o cheiro que sai da solução enquanto esfrega as mãos. Culpa dos pais que têm saudades das provas feitas em mimeógrafos.

*

A imprensa escrita publicou um edital de convocação de um grupo de empresários que idealizaram uma associação dos lojistas para o desenvolvimento da Avenida do Comércio e do polo cerâmico.

*

Em tempos de pandemia, em que o setor empresarial foi diretamente atingido pelas medidas restritivas para evitar a disseminação da Covid-19, a união e novas ações podem ajudar a dar novos rumos na economia de Porto Ferreira.

*

Aviso aos navegantes: pré-candidatos que apresentem programas de rádio ou televisão ficam proibidos de fazê-lo a partir do dia 30 de junho. Portanto, contagem-regressiva para utilizarem os microfones.

*

MAIS UM EPISÓDIO DA CORRIDA MALUCA DAS ELEIÇÕES

*

A Quadrilha de Morte derrapou na primeira curva e perdeu alguns segundos na volta classificatória. O Carro-à-Prova-de-Balas não conseguiu ficar na pista com o pneu murcho. Vai para os boxes tentar colocar mais combustível.

*

A Penélope Charmosa tem torcida organizada do lado de lá da arquibancada. O pessoal  vai de camisa, batuque, abadá e muito gelo. Saiu na pole-position e segue na frente com segundos de vantagem sobre o segundo colocado.

*

O Urso Chorão quis trocar o número. Na última temporada sua Carroça-a-Vapor chegou em terceiro e a expectativa é trocar o motor a tempo de cruzar o gride. O Tio Tomás adotou o slogan “Fé em Deus e pé na tábua”.

*

O Peter Perfeito quer um turbo para colocar no motor. O chefe da equipe ainda não comprou a turbina e procura um fabricante de primeira linha. Vai ter patrocínio até dizer chega.

*

Os Irmãos Rocha perderam o farol do lado direito. A lanterna traseira não acende porque cortaram o fio elétrico. A bateria arriou. O Carro-de-Pedra está sem estabilidade nas retas. Trocaram os pneus para não derrapar.

*

O Dick Vigarista decidiu não participar dos treinos classificatórios. Tem absoluta certeza que seu carro vai chegar entre os primeiros colocados. Pediu ao Mutley para parar de rir. O motor do carro continua fumando. Puff!!!Puff!!!Pufff!

*

O Professor segue na cola do Peter Perfeito. Pediu para a equipe ajustar o carro para chegar na velocidade máxima na reta final. Ultrapassou a Penélope Charmosa antes da curva. Não conseguiu fazer a volta de classificação no Grande Prêmio do Porto Novo.

*

Rufus, o Lenhador, deu uma ajeitada na cabeleira e está simpático no grid de largada. Resolvidos os problemas no carburador, já embalou na reta. Os patrocínios estão a caminho.

*

O Cupê Mal-Assombrado entrou no box para acertar a telemetria. Medonho e Medinho perceberam que o veículo estava puxando para a esquerda. Deve ser o ajuste na direção ou na buzina.

*

O sargento Bombarda vai tentar uma estratégia diferente. O Carro-Tanque sairá no bloco intermediário para tentar a primeira ultrapassagem depois de parar no box.

QUEM GANHARÁ ESSA CORRIDA MALUCA?

*

O Cidão Chovê, a Rosinha Chuvisco, o Salvador Beleza, o Lazinho Cadeado e a Nê estão ansiosos para ver o que vai aprontar o Capitão Meia-Noite. A primeira vítima será o filho do Baixinho que vivia pedindo esmola e comendo lixo.

*

O Senhor Voto de Minerva, vulgo Cabôco Mamadô, foi visitar o “Parque do Amanhã” e pensou que era ontem. Como hoje não é antes de ontem ele preferiu ir assim mesmo. Então foi depois de amanhã. Entendeu?

*

Só os Johnnys entenderão:

“Acha que a sua indiferença vai acabar comigo?

Eu sobrevivo, eu sobrevivo.

Você não presta, ninguém é seu amigo

A solidão vai ser o seu castigo

A solidão vai ser o seu castigo

A solidão vai ser o seu castigo

A solidão vai ser o seu castigo

Alma sebosa.”

*

O título da coluna é uma homenagem aos “payaguaes” ou paiaguás, grupo indígena que, segundo a história, habitava o vale do rio da “Cobra Grande”. Tinham um código de honra que impedia que um guerreiro recuasse em batalha.

****

Afinal, do bambu saem as flechas. Enquanto ainda existir bambu, lá vai flecha.