BRK Ambiental realiza intervenção para redução do índice de perdas de água na noite desta terça (04)

Divulgado em 03/08/2020 - 17:16 por PORTOFERREIRAHOJE

A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Porto Ferreira, realiza entre a noite desta terça-feira, dia 04, e a madrugada desta quarta-feira, dia 05, uma intervenção para a redução do índice de perdas de água na cidade. Trata-se da instalação de um macromedidor na rede de abastecimento de água na rua Viriato Montenegro, na esquina com a Avenida das Acácias, no bairro Jardim Porto Novo.

Os macromedidores são equipamentos semelhantes aos hidrômetros, mas instalados em redes para medir a quantidade de água enviada para os setores de abastecimento do município. Com os equipamentos é possível calcular o quanto de água um bairro recebeu e o total, de fato, consumido pelos moradores (esse medido via hidrômetro). A diferença dessa conta representa possíveis desperdícios, por isso, esses dados serão analisados para direcionar os investimentos em combate às perdas, orientando a busca por vazamentos e irregularidades.

A intervenção faz parte do trabalho para redução do índice de perdas de água que a empresa executa na cidade. “Quando assumimos a concessão, em 2011, o índice de perdas era de 55,6%. Em 2019, reduzimos esse índice para 32,2% e 197,7 milhões de água foram preservados só entre 2018 e 2019. Em 2020, considerando a média de janeiro a junho, o índice chegou a 28%”, destaca Rodrigo Dias, Diretor Regional de Operações da BRK Ambiental em Porto Ferreira.

Vale destacar que o trabalho para redução do índice de perdas de água é contínuo. Entre as principais ações estão a instalação de equipamentos hidráulicos em pontos estratégicos nas redes de distribuição de água. A iniciativa tem a finalidade de equalizar a pressão da água, evitando possíveis rompimentos na rede de distribuição de água.

“O principal objetivo dessas ações é termos maior disponibilidade de água para a população de Porto Ferreira e permitir o crescimento ordenado do município, diminuindo o impacto ambiental na captação e prestando assim um serviço de qualidade para a cidade. É um trabalho que vai ocorrer durante toda a concessão, uma vez que reduzir o índice de perdas e mantê-lo em patamar adequado exige planejamento e ações contínuas por parte da concessionária”, complementa Dias.

Em 2020, estão previstas instalações de outras unidades de equipamentos hidráulicos responsáveis por equalizar a pressão e mais oito macromedidores em diversos pontos da rede de distribuição de água.

Oscilação no abastecimento de água

Por conta da intervenção, dezessete bairros da cidade podem ter oscilações no abastecimento de água entre a noite desta terça-feira, dia 04, e a madrugada desta quarta-feira, dia 05. Os trabalhos ocorrerão nesse horário para minimizar o impacto na população.

Diante da situação, a concessionária reforça a importância do consumo consciente. Os bairros afetados são: Porto Novo, Vila das Flores, Vila Sibila, Jardim Anibal, Jatobás, Estância dos Granjeiros, Santa Luzia, José Gomes, Porto Seguro, Porto dos Ipês, Jardim Modelo, Vitoria, Jandira, Bandeirantes, Independência, Vila Rosário e Sérgio Dornelles.

Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a concessionária por meio do telefone 0800 771 0001. A ligação á gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.