Primavera vai começar com grande frente fria no Brasil

Divulgado em 15/09/2020 - 13:30 por portoferreirahoje

A primavera está chegando! A nova estação começa oficialmente no dia 22 de setembro, às 10h31, pelo horário de Brasília.

Em meio ao calorão, a secura do ar e ao fogo as queimadas que se espalham pelo país, a previsão da chegada de uma grande frente fria é uma boa notícia para o início da estação.

Antes desta frente fria entrar no Brasil, dois outros sistemas frontais vão influenciar algumas áreas do Sul e Sudeste, mas sem força para vencer a forte massa de ar seco e quente que predomina sobre o país há quase um mês. Assim, a chuva destas duas frentes frias vão continuar restritas a algumas áreas do Sul, especialmente ao Rio Grande do Sul e a Santa Catarina, e a poucas regiões próximas ao litoral de São Paulo e no estado do Rio de Janeiro.

A grande frente fria esperada para a entrada da primavera vai começar a influenciar o país no finalzinho do inverno. A atuação desta frente fria sobre o Brasil deve ser observada entre os dias 19 e 23 de setembro.

Nos últimos dias, as projeções de alguns modelos de previsão numérica do tempo indicavam que a chuva desta frente fria pode se espalhar pelo interior da Região Sudeste e do Centro-Oeste e chegaria até ao norte de Goiás e de Minas Gerais.

Não se deve esperar por chuva ampla e generalizada e nem que se prolongue por vários dias. Mas se as previsões se confirmarem nos próximos dias, a primavera de 2020 deve começar com cheiro de chuva, com aumento de umidade em muitas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste que estão tendo dias extremamente quentes e secos.

Projeção da chuva

As análises iniciais projetadas nas simulações atmosféricas feitas em supercomputadores apontam que a esta grande frente fria passe pela Região Sul do Brasil entre os dias 19 e 20 de setembro. Entre os dias 20 e 21 de setembro, esta frente fria avançará pelo litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, mas só deve chegar ao Espírito Santo no dia 23 de setembro.

Projeção da temperatura

Além da chuva, há expectativa também de que o ar frio associado com esta grande frente fria consiga penetrar pelo interior do Brasil diminuindo o calor extremo, que tem passado dos 40°C em vários locais do Centro-Oeste.

As análises iniciais sobre massa de ar frio desta frente fria indicam que somente algumas áreas no Sul poderão ter uma queda de temperatura acentuada. Mas a entrada do vento frio pelo interior do Sudeste e sobre o Centro-Oeste pelo menos vai aliviar o calorão por alguns dias.

Sobre a Climatempo

Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para os principais segmentos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.

Em 2015, passou a investir ainda mais em tecnologia e inovação com a instalação do LABS Climatempo no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). O LABS atua na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes.

Principal empresa de consultoria meteorológica do país, em 2019 a Climatempo uniu forças com a norueguesa StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão.

A fusão estratégica dá à Climatempo acesso a novos produtos e sistemas que irão fortalecer ainda mais suas competências e alcance, incluindo soluções focadas nos setores de serviços de energia renovável.

O Grupo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.

 

Por Assessoria de Comunicação da Climatempo  Angela Ruiz  imprensa@climatempo.com.brtarget="_blank">imprensa@climatempo.com.br>