BRK Ambiental realiza limpeza preventiva da Estação de Bombeamento de Esgoto Sybila

Divulgado em 23/09/2020 - 16:41 por PORTOFERREIRAHOJE

No total, dez toneladas de resíduos foram retiradas da estação. Ação é importante para melhorar a eficiência do tratamento do esgoto

 

Com o objetivo de melhorar a eficiência do tratamento do esgoto, a BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto de Porto Ferreira, realizou, no mês de agosto, a limpeza preventiva da Estação de Bombeamento de Esgoto Sybila, localizada no bairro Vila Sybila.

 

No total, dez toneladas de resíduos foram retiradas durante a limpeza, que ocorre anualmente na estação que é responsável por bombear até 102 l/s de esgoto, o que equivale a 60% de todo o esgoto coletado no município.

 

Para manter a unidade em operação durante a limpeza, a BRK Ambiental fez a locação de uma bomba para encaminhar o efluente, que chega na elevatória, direto para a rede responsável por levar o esgoto até a estação de tratamento. Essa medida evita extravasamentos de esgoto e possíveis danos ao meio ambiente durante a parada programada, e também garante maior eficiência na lavagem, permitindo que a atividade seja realizada de forma mais detalhada.

 

“O principal objetivo é removermos os resíduos acumulados no interior do poço da estação. Isso minimiza o desgaste do sistema de bombeamento e evita que resíduos sólidos cheguem à Estação de Tratamento de Esgoto Fazendinha, melhorando a eficiência do tratamento de esgoto”, explica Alex Zampieri, gerente de operações da BRK Ambiental em Porto Ferreira.

 

 

Cuidados com as redes de esgoto

A concessionária aproveita para reforçar para a população a importância dos cuidados com as redes coletoras de esgoto.

 

O aumento de volume nas redes, responsáveis por grande parte dos extravasamentos de esgoto, ocorre tanto por conta da mistura da água da chuva - causada por ligações irregulares do sistema de drenagem de águas pluviais com a rede coletora de esgoto -, quanto pelo descarte irregular de lixo em ralos e pias, práticas que atrapalham o bom funcionamento das redes.

 

“A rede de esgoto foi dimensionada para receber 99% de material líquido e somente 1% de sólido. Um dos maiores desafios enfrentados pela BRK Ambiental em Porto Ferreira é o descarte irregular de lixo nas redes coletoras e ligações residenciais”, complementa o gerente.

 

Durante as atividades de limpeza são, rotineiramente, encontrados dentro das tubulações materiais estranhos, tais como, restos de construção civil (pedras, restos de cimento, madeira, plástico, papelão, sacos etc.) e descartes de banheiro (papel higiênico, fio dental, absorventes, cabelo, cotonetes, tecidos, sacos plásticos etc.), que ocasionam a obstrução da rede. Outro grande problema é o descarte irregular de resíduos de cozinha, como restos de comida e, principalmente, óleo e gordura.

 

Os materiais sólidos também são encontrados durante a limpeza do gradeamento das estações elevatórias (EEEs) e de estações de tratamento de esgoto (ETEs) da cidade.