Ludo Educativo e LAbI lançam game sobre a Tabela Periódica

Divulgado em 29/09/2020 - 08:20 por portofrreirahoje

O projeto Ludo Educativo, parceria entre o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e a Aptor Software, acaba de lançar o jogo ‘Elementar’ que utiliza curiosidades e conceitos da Tabela Periódica para estimular o aprendizado da Química e de outras Ciências.

O jogo foi desenvolvimento conjuntamente pela equipe da Aptor e pelo Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no escopo do projeto também intitulado ‘Elementar’ , que produziu outros conteúdos referentes ao tema em comemoração ao ‘Ano Internacional da Tabela Periódica’, comemorando em 2019.

Para acessar o jogo clique AQUI.

No novo game, o jogador deve realizar uma série de tarefas em seu laboratório para que ganhe elementos químicos e possa completar sua Tabela Periódica. Ao completar cada grupo da tabela, um conteúdo exclusivo é disponibilizado apresentando a biografia de grandes cientistas envolvidos na descoberta dos elementos químicos ou, ainda, em sua organização.

Outro aspecto interessante é a possibilidade de diversos jogadores compartilharem ou trocarem os elementos repetidos que vão conquistando ao longo do jogo com outros jogadores. Para isso é preciso criar um login no Ludo Educativo.

Os participantes também podem aumentar suas possibilidades de obtenção dos diversos elementos químico ganhando pontos ao responderem questões de química em um quiz, também disponível no jogo.

Além do game, o projeto ‘Elementar’ também contou com ações diárias nas redes sociais, entrevistas e vídeos sobre o tema e, ainda, a elaboração de uma Tabela Periódica Virtual apresentando uma série de informações relacionadas aos 118 elementos químicos.

Para acessar clique AQUI.

O projeto ‘Elementar’ reforça às ações desenvolvidas pelo CDMF e pelo LAbI que tem como objetivo democratizar o acesso ao conhecimento científico e estimular as práticas de Ciências nos mais diversos níveis de ensino.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Por José Angelo Santilli  santilli.jornalismo@gmail.com target="_blank">santilli.jornalismo@gmail.com >