Eleições 2020: Em live, Rômulo Rippa critica gestões anteriores à sua

Divulgado em 16/10/2020 - 10:30 por Eduardo Statuti*

Na noite desta quarta-feira, 14, a coligação “Porto Ferreira, Nossa Terra, Nosso Futuro” fez sua segunda live no período de campanha. Desta vez, o tema da transmissão apresentada por Miguel Bragioni foi gestão. Participaram do comício virtual também os candidatos a vereador Dori Américo (PSD), Reneis Avelino (PDT) e Adriana Angelucci (PP), além do candidato a vice-prefeito Dr. Saldanha (Podemos).

Após as apresentações dos vereadores, Rômulo Rippa iniciou sua participação. Em suas falas, o atual prefeito citou os feitos de sua gestão, mostrou propostas e também criticou gestões anteriores à sua (Renata Braga - 2013 a 2015;  Maurício Rasi - 2005 a 2012; André Braga – 1997 a 2004; Carlos Teixeira – 1993 a 1996). Além disso, falou sobre um caso ocorrido durante esta campanha. 

(Confira aqui o vídeo completo da transmissão)

No início, o candidato do PSD falou do desejo de continuar a administrar a cidade. “As pessoas podem até criticar nosso modelo de administração, mas nunca vão criticar a falta de honestidade, porque honestidade nós temos de sobra”, disse o atual prefeito de Porto Ferreira. 

O candidato falou sobre as situações em que teria assumido seu cargo em 2017. “Nós assumimos uma administração que infelizmente não tinha crédito, estava com o nome sujo e que infelizmente, envergonhava nós cidadãos, donos desta cidade”, afirmou Rômulo. 

Além disso, o candidato do PSD falou a respeito da folha de pagamento de gestões anteriores. “A folha de pagamento da prefeitura estava estourada, nós gastávamos mais do que era permitido. Não era à toa que teve até concurso público feito em 2015 que não havia chamado nenhum servidor. Porque não podia chamar, a lei nos proibia”, declarou Rômulo Rippa. “Foi por isso, que pela primeira vez na história da cidade, um prefeito tomou a decisão que todos deviam ter tomado, mas poucos tinham coragem. Aliás, somente nós tivemos. Nós extinguimos 100 cargos comissionados”, disse o atual prefeito de Porto Ferreira. 

Rômulo citou que uma senhora teria dito a uma das colaboradoras de sua campanha que outro candidato havia contado que ele iria cortar o auxílio alimentação dos servidores aposentados. “Que vergonha, que tristeza! Você que falou isso para essa senhora aposentada da prefeitura, tem que mentir, inventar as coisas, ampliar um questionamento do tribunal de contas que é feito desde quando vocês estavam no poder”, disse o candidato do PSD.

O atual prefeito comentou também sobre impostos, se colocando contra o aumento deles. “Em minha história na câmara sempre votei contra criação de impostos, contra taxa da luz, contra aumentos do IPTU. Aliás, tem gente aí que fala que é contra o aumento do IPTU, mas quando foi prefeito mandou vários projetos de aumento de IPTU para a câmara”, alfinetou Rômulo.

*Eduardo Statuti:  Graduando em Comunicação Social – Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei. Escritor no Torcedores.com desde 2019. Contatos:  eduardo_silva1986@outlook.com ; ou  https://www.linkedin.com/in/eduardo-statuti-9703241a1/