Empresa do Grupo Vidroporto, em Estância-SE, é destaque na geração de empregos e renda em Sergipe

Divulgado em 17/10/2020 - 12:00 por portoferreirahoje

As operações da expansão da Indústria Vidreira do Nordeste (IVN), pertencente ao grupo Vidrodoporto – de Porto Ferreira, situada no município de Estância, já foi iniciada, gerando um aumento de 70% da capacidade produtiva da fábrica.

A medida, que contou com o apoio do Governo de Sergipe, foi resultado de um investimento superior a R$ 100 milhões e possibilitou a ampliação do quadro de funcionários de 140 para 300 trabalhadores diretos. A iniciativa é um dos eixos do Programa de Recuperação Econômica – Avança Sergipe, como forma de atrair indústrias e promover o desenvolvimento econômico do Estado.

A expansão transformou o empreendimento em um dos mais modernos do Brasil no setor, uma vez que a fábrica estânciana dispõe de equipamentos cuja produtividade é 30% maior do que os já disponíveis no mercado. O Governo do Estado acompanhou o processo de crescimento da indústria desde sua aquisição, dando suporte ao grupo Vidroporto Embalagens, responsável pela IVN. Este apoio é reconhecido pelo diretor presidente do conglomerado, Edson Rossi.

“Para sucesso deste projeto, primeiro com relação à aquisição da planta e posteriormente em sua ampliação, foi fundamental a participação do Governo do Estado de Sergipe, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), da Companhia de Desenvolvimento Econômico (Codise) e do próprio governador. Entre várias outras ações, a iniciativa do Governo de reduzir o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do gás natural para uso industrial em Sergipe foi decisiva na tomada de decisão para a ampliação da capacidade da planta, na medida em que possibilitou mais competitividade para a indústria instalada no estado”, relata Rossi.

Para o governador Belivaldo Chagas, a expansão da IVN representa um importante incremento para o setor industrial sergipano. “Desde o início, nos colocamos à disposição do grupo Vidroporto e da IVN para que a fábrica retomasse seu pleno funcionamento, gerando emprego e renda. É uma grande satisfação ver esta expansão acontecendo e saber que tivemos nossa parcela de contribuição enquanto Governo do Estado, através, por exemplo, da redução do ICMS do gás para o setor industrial. Nossa pretensão é de seguir fazendo tudo o que estiver ao nosso alcance para que ações como essa sejam possíveis”, afirma Belivaldo.

Ampliação

Ainda de acordo com o diretor presidente, o aumento do volume de produção se deu como resposta às dificuldades com custos operacionais e atendeu ao potencial produtivo da fábrica, tornando-a mais competitiva em virtude da tecnologia implantada. Em uma nova etapa, o projeto deverá contemplar a instalação de uma usina de beneficiamento de cacos de vidro.

“Com a linha de beneficiamento de caco, nosso objetivo é potencializar a utilização deste insumo na fabricação de embalagens de vidro, contribuindo com a implementação da logística reversa, reduzindo significativamente a dependência de matéria prima retirada da natureza. É uma atividade que possui impacto social importante, porque cria toda a cadeia de suprimentos do caco de vidro, desde o descarte da embalagem, coleta, transporte e beneficiamento”, detalha o diretor presidente.

A ampliação oportunizou ainda o crescimento do consumo de energia elétrica, matéria-prima – areia e cal – e principalmente de gás natural, gerando ainda mais desenvolvimento para toda a cadeia, uma vez que a IVN é atualmente o segundo maior consumidor do insumo no estado.  Antes da expansão o consumo da indústria era de 34 mil m3 /dia, passando agora é 48 mil  m3 /dia.

Fonte: Superintendência de Comunicação do Estado de Sergipe

https://infonet.com.br/noticias/economia/industria-de-vidros-inicia-operacao-e-gera-160-novos-empregos/