Pirassununga: Polícia Civil Judiciária e Polícia Militar deflagraram “Operação Ostentação”

Divulgado em 17/10/2020 - 19:00 por portoferreirahoje

Face a atuação integrada existente entre a 3ª Companhia do 36º Batalhão de Polícia Militar do Interior e da Polícia Civil de Pirassununga, através de informações que indivíduos estariam tentando restabelecer o tráfico de drogas no município, tido como controlado pelas autoridades e, em decorrência disso ocorreram alguns homicídios que aparentemente tem ligação com disputa por pontos de tráficos de drogas.

Assim sendo, cerca de 110 policiais civis e militares deflagraram a “Operação Ostentação” em bairros da cidade de Pirassununga/SP, onde (números ainda não foram fechados) nove pessoas entre homens e mulheres foram acordados em suas casas no primeiro minuto da manhã desta sexta-feira, 16, ainda quando dormiam e levados para a Central de Polícia Judiciário devido a Pedidos de Prisão Temporária, duas mulheres teriam sidos presas por tráfico de drogas. Um homem foi recolhido devido estar com Mandado de Prisão expedido pelo Poder Judiciário de Pirassununga, devido no passado ter sido preso por embriaguez ao volante.

Nenhum nome dos presos foram divulgados pela polícia. A movimentação de viaturas das polícias militar e civil em alguns bairros da cidade chamou atenção da população, também a grande chegada e saída de viaturas no Pronto Socorro da Santa Casa, onde os presos eram levados para passar por exame de corpo delito também chamou atenção, ao ponto de que publicações nas redes sociais onde pessoas despreparadas e mal informas diziam que a Polícia estava no Hospital fazendo buscas devido a desvios de verbas do Covid 19, notícia mentirosa.

Durante ação foram aprendidos dinheiro, eppendorfs contendo cocaína, pés de maconha, documentos, maquininhas de passar cartão de crédito/debito, folhas de cheques preenchidas, aparelhos de telefones celulares que passarão pelo IC entre outros objetos.

A “Operação Ostentação” foi comandada pela delegada-chefe da Polícia Civil Judiciária de Pirassununga e pelo Major PM Marcelo Domingos Facadio, subcomandante do 36º BPM/I e supervisionado pelo Tenente PM Daniel Fernando Lançoni, comandante da 3ª Cia. PM de Pirassununga.

Pelo lado a PCJ, além dos policiais civis de Pirassununga, reforçaram o time policiais civis das cidades de Leme e Araras, homens do GARRA das Delegacias Seccionais de Limeira e Casa Branca, além do G.O.E., de Piracicaba.

Já do lado da Polícia Militar, além do policiamento de área da 3ª Cia., participaram as Forças Táticas da 4ª Cia (Leme), 2ª Cia (Araras) e Companhia de Força Tática do 36° BPM/I (Limeira), do 10° BAEP/ Canil (Piracicaba), Base de Aviação de Piracicaba com aeronaves remotamente pilotada (RPA), Policiamento Ambiental e TOR do policiamento rodoviário.

Resumo da Operação

A “Operação Ostentação”, cumpriu ao todo 19 mandados de busca domiciliares, 07 mandados de prisão temporária, 01 mandado de prisão preventiva, todos com vistas ao combate ao tráfico de drogas, bem como 01 mandado condenatório (regime semi-aberto), além da lavratura de 03 autos de prisão em flagrante delito por tráfico de drogas e 02 Termos Circunstanciados por porte de droga, a saber:


  • RDO 838/20, RDO 841/20, 842/20, 844/20, 846/20, 847/20 – Captura procurado – Delpol Pirassununga; RDO 1716/20 – Cap. Procurado – 1º D.P. Pirassununga;

  • RDO 843/20 Delpol Pira – Prisão em flagrante por tráfico e associação para o tráfico – indiciados E.R.D.J. e C.R.N.F.;

  • RDO 845/20 Delpol Pira – Prisão em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico – indiciados C.E.P.D e D.P.M.;

  • RDO 1715/20 1º D.P. Pira – Prisão em flagrante por tráfico de drogas – indiciado J.L.R.J

  • TCO 900053/20 – Porte de drogas (Delpol Pira)

  • TCO 900054/20 – Porte de drogas (Delpol Pira)

  • Foram apreendidos, no total: a quantia de R$9.593,00 em dinheiro, 34 objetos, 05 notebooks/tablets, 27 celulares, 673,74 gramas de maconha, 266,89 gramas de cocaína

Animal da Fauna Nativa

Durante a “Operação Ostentação” o policiamento ambiental do 1º Pelotão localizaram um animal pertencente a fauna nativa brasileira da espécie “Jabuti” (chelonidis carboraria) mantido em cativeiro em desconformidade com a legislação vigente.

Diante dos fatos, foi a ocorrência conduzida à CPJ de Pirassununga para adoção de providências penais atinentes aos fatos por meio do BOPC n° 845/20 e na seara administrativa foi elaborado o Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 500,00 por violação do artigo 25 Resolução SMA 48/14, restando ao animal a devida apreensão e destinação adequada.

Fotos – www.reporternaressi.com.br e 3ª Cia. PM

Fonte: https://www.reporternaressi.com.br/