Dicas de segurança para transações e contas no eBay

Divulgado em 21/10/2020 - 13:00 por portoferreirahoje*

O eBay é um dos sites de vendas mais populares do mundo e um dos motivos é que ele geralmente é seguro e confiável. Mas quando você se envolve com transações monetárias, você sempre assume o risco de perder dinheiro decorrente de fraude ou negligência, para citar apenas duas causas.

O que você pode fazer para se proteger tanto quanto possível contra fraudes e decepções ao usar o eBay?

O número crescente de medidas do eBay para garantir a segurança de seus usuários é representativo de uma tendência geral. O site possui programas para proteger compradores e vendedores.

Os programas recomendam algumas práticas claras de minimização de riscos. No entanto, não custa nada listar mais uma vez essas e outras recomendações em um só lugar e comentá-las um pouco.

Regras gerais de segurança para todos os usuários do eBay


  • Torne a senha da sua conta longa, difícil de adivinhar e exclusiva. Isso significa não usar senhas menores que 8 caracteres (que são fáceis de atacar com força bruta), senhas que são simplesmente sua data de nascimento (ou de parentes) ou senhas que você já usou para outros serviços (vazamentos de dados ocorrem todos os dias, e no caso provável de sua senha fazer parte de uma, então, não importa o quão complicado ela seja, um invasor pode simplesmente tentar usá-la em outro site).

  • Se você estiver tendo problemas para criar e lembrar dezenas de senhas, use um gerenciador de senhasque pode executar ambas as funções para você.

  • Ative a autenticação de dois fatores. O eBay oferece duas opções: você pode receber um código por mensagem de texto ou notificações push do aplicativo móvel do eBay. Qualquer tentativa de fazer login em sua conta a partir de um novo dispositivo irá desencadear a geração de um código, portanto, simplesmente ter seu nome de login e senha não será suficiente para que um estranho possa acessar sua conta.

  • Escolha de uma a três perguntas de segurança para verificar ainda mais sua identidade. As perguntas de verificação do eBay geralmente não são muito confiáveis, então seja astuto e forneça respostas inventadas que não podem ser facilmente encontradas na Internet ou em seus perfis de rede social. Para não esquecer as respostas complicadas, salve-as em uma nota criptografada em seu gerenciador de senhas.

  • Aprenda os truques para evitar ataques de phishing e suspeite de quaisquer e-mails e mensagens que afirmam vir do eBay. O envio dessas mensagens tem sido a principal maneira que os golpistas usam para enganar suas vítimas. Além disso, distinguir mensagens falsas de mensagens reais pode ser difícil.

  • A maneira mais confiável de enviar e receber pagamentos no eBay é pelo PayPal. Em primeiro lugar, isso evita que você exponha seus dados financeiros a possíveis fraudes e, em segundo lugar, o programa de garantia de devolução do dinheiro do serviço protege você. Se um vendedor propõe que você pague com cartão, transferência ou dinheiro, então tome cuidado: se você fizer isso, perderá a proteção do eBay, e se o vendedor for um golpista, você estará abandonado.

  • Ainda com relação à dica anterior: Não se comunique com a outra parte fora da plataforma. As ferramentas de comunicação integradas do eBay são perfeitamente suficientes para a maioria das transações, e se alguém pedir seu endereço de e-mail ou número de telefone, é provável que seja um golpista.

  • Verifique seu histórico de transações de tempos em tempos e, se notar algo suspeito, entre em contato com o suporte imediatamente.

  • Mantenha seu sistema operacional, navegador e software antivírus atualizados para reduzir o risco de ser hackeado. Se você usa o eBay em seu telefone, mantenha o aplicativo móvel atualizado também.

  • Em caso de qualquer disputa ou desacordo, use a Central de Resolução de Problemas da plataforma, que fornece instruções passo a passo para todas as situações de conflito comuns. Se você seguir as regras, os problemas serão resolvidos a seu favor.

  • Saia de sua conta antes de sair do eBay. Isso é especialmente importante se você visitar o site de um computador público ou de trabalho.

Diretrizes de segurança do eBay para compradores


  • Se o preço parece incrivelmente baixo, é suspeito. O eBay é uma plataforma bem estabelecida e é muito improvável que você encontre um item genuíno à venda que seja muito mais barato do que o valor médio.

  • Leia as descrições dos produtos com atenção. Se você receber um item danificado (riscado, quebrado ou rasgado), poderá devolvê-lo para ser reembolsado, mas somente se o defeito não estiver indicado na descrição. O mesmo se aplica a quaisquer discrepâncias entre o que você esperava e o que realmente obteve. Ao comprar um produto, você concorda que tudo na descrição é aceitável.

  • Preste atenção à avaliação do vendedor. O limite de cada pessoa é diferente. Se você não se sentir confortável com a classificação do vendedor, mas o negócio ainda parece atraente, vá em frente e leia as revisões de outros usuários, incluindo, em particular, as negativas. Talvez o vendedor tenha cometido alguns erros no início de sua carreira, mas seu histórico é perfeito há muito tempo.

  • Não compre produtos ilegais. Pode parecer óbvio, mas lembre-se de que o que é legal em um país pode ser ilegal em outro.

Diretrizes de segurança do eBay para vendedores


  • Se você é um vendedor, manter registros detalhados de suas transações é uma obrigação. Guarde todos os recibos que documentam o envio e a entrega da mercadoria para evitar situações em que um comprador possa alegar que não recebeu nada e solicitar o reembolso. Na mesma linha, use um serviço de entrega confiável, que possa emitir recibos de mercadorias enviadas.

  • Escreva descrições precisas. Descreva cuidadosamente todas as características importantes do produto, incluindo quaisquer defeitos. Se um item tiver uma falha que você não mencionou, pode ser necessário aceitar sua devolução e emitir um reembolso.

  • Nunca envie um item antes de receber o pagamento do cliente. É aí que a combinação eBay-mais-PayPal faz toda a diferença, permitindo que ambas as partes usem uma conta de garantia, o que significa que o PayPal retira o valor a pagar da conta do comprador, retém até que o comprador e o vendedor estejam mutuamente satisfeitos e, em seguida, transfere-o para a conta do vendedor .

Por Alexey Ferapontov

Fonte: https://www.kaspersky.com.br/