Santa Rita: Fundação Salvador Arena lança curso Técnico em Agropecuária gratuito

Divulgado em 26/11/2020 - 10:00 por portoferreirahoje*

Reafirmando seu compromisso com a transformação social por meio da educação, a Fundação Salvador Arena (FSA) inaugura a Escola Técnica Agropecuária Salvador Arena (ETASA), na cidade de Santa Rita do Passa Quatro-SP, que oferecerá, a partir de fevereiro de 2021, o curso Técnico em Agropecuária.

O novo curso técnico atende jovens e adultos que já concluíram o Ensino Médio e será desenvolvido em período integral. A carga horária é de 1.600 horas, distribuídas em dois semestres letivos e o ingresso no curso será, excepcionalmente, por meio de análise de histórico escolar realizado pela Vunesp. As inscrições vão até 09 de dezembro.

O objetivo do curso é formar profissionais habilitados para atuar no setor produtivo, em atividades de gestão, planejamento, projetos, produção animal, vegetal e agroindustrial. O início das aulas está previsto para o dia 04 de fevereiro de 2021, das 8h00 às 16h10, de segunda a sexta-feira e, excepcionalmente aos sábados, das 7h45 às 11h20, conforme calendário escolar, para o cumprimento dos dias letivos previsto em lei.

Serão disponibilizadas 40 vagas para o curso destinadas a candidatos com renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo, comprovada por meio de perfil socioeconômico no ato da matrícula.

"Uma das competências básicas é atender às necessidades de produção e organização da agricultura familiar e do agronegócio para melhorar a qualidade e a sustentabilidade econômica, ambiental e social da região, explica Regina Celi Venancio, presidente do Conselho Curador da Fundação Salvador Arena.

Devido à pandemia da Covid-19, a escola ofertará o curso seguindo a autorização governamental e os protocolos de segurança determinados, podendo realizá-lo de forma presencial ou remota, favorecendo-se da metodologia do ensino híbrido para manter a qualidade do ensino proposto.

Assim como todos os cursos oferecidos pelo Centro Educacional da Fundação Salvador Arena (CEFSA), principal projeto social da Fundação Salvador Arena na área da educação, o curso Técnico em Agropecuária será gratuito e os estudantes também recebem o primeiro uniforme, materiais didáticos e alimentação dentro do período escolar, preparada na própria instituição.

Cronograma do processo seletivo da Escola Técnica Agropecuária Salvador Arena - ETASA

Curso Técnico em Agropecuária


  • Inscrições: Até 09 de dezembro de 2020

  • Divulgação dos resultados: 08 de janeiro de 2021, no site www.vunesp.com.br

  • Divulgação do Resultado Oficial: 26 de janeiro, no site www.vunesp.com.br

  • Matrículas: 28 de janeiro a 02 de fevereiro de 2021, de forma online

  • Início das aulas: 04 de fevereiro de 2021, das 8h00 às 16h10

  • Local das aulas: Estrada SRQ 351, SN - setor 1, na Fazenda Sesmaria, em Santa Rita do Passa Quatro, na Rodovia Anhanguera sentido Ribeirão Preto, trevo do km 238

  • Edital e mais informações: https://www.escolatecnicasalvadorarena.com.br

  • Inscrições: https://www.vunesp.com.br

Sobre a Escola Técnica Agropecuária Salvador Arena (ETASA)

A nova Escola Técnica conta com uma infraestrutura moderna, composta por estações de aprendizagem como: estação do conhecimento, espaço de formação e informação, que propõe conexões entre diversas áreas do conhecimento, incluindo leitura e tecnologia e Estação Ciência, com uma abordagem interdisciplinar, que propõe a integração entre a física, matemática, biologia e tecnologia.

Além de todos os espaços disponíveis na Agroindustrial Salvador Arena (AGSA), empresa instalada no mesmo local, que dispõe de tecnologia avançada para a produção de soja, milho, sorgo, mandioca, tomate, café, gado de corte e criação de galinhas poedeiras, e se prepara para iniciar a ordenha de gado leiteiro, a fim de implantar futuramente uma unidade fabril de laticínios.

A Escola Técnica Agropecuária Salvador Arena - ETASA fica na Estrada SRQ 351, SN - setor 1, na Fazenda Sesmaria, em Santa Rita do Passa Quatro, na Rodovia Anhanguera sentido Ribeirão Preto, trevo do km 238.

Sobre o Centro Educacional da Fundação Salvador Arena

O Centro Educacional da Fundação Salvador Arena (CEFSA) integra duas instituições de ensino totalmente gratuitas. O Colégio Termomecanica (CTM) que oferece da educação básica (Nível V) ao Ensino Médio e Técnico, ocupa o posto de melhor escola de São Bernardo do Campo, desde o ano de 2010, de acordo com os resultados do ENEM. Os alunos têm aulas de educação financeira, agricultura, robótica, idiomas, informática, cerâmica, modelismo, teatro, música e socioemocional.

A Faculdade de Tecnologia Termomecanica (FTT) pertence ao grupo de excelência do Ministério da Educação, onde se mantém com nota 4 pelo oitavo ano consecutivo no Índice Geral de Cursos (IGC). Oferece cursos de bacharelado em Administração, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Computação; e pós-graduação lato sensu em Gestão Educacional e Gestão de Projetos em Inovação e Sustentabilidade, todos presenciais.

O complexo educacional localizado na cidade de São Bernardo do Campo, região da Grande São Paulo, tem 140 mil metros quadrados, e conta com laboratórios, salas temáticas, quatro bibliotecas interativas, ginásios poliesportivos, conjunto aquático, campo de futebol, pista de atletismo e uma estação agroambiental.

Abriga, também, o Teatro Engenheiro Salvador Arena, um dos mais modernos do País, com capacidade para 536 lugares. Com metade das vagas destinadas a estudantes cujas famílias possuem renda per capita mensal até 1,5 salário mínimo, o CEFSA atende atualmente 3.193 alunos, sendo 1.789 no CTM e 1.404 na FTT. Mais informações sobre os projetos realizados no Centro Educacional em https://www.cefsa.org.br.

Sobre a Fundação Salvador Arena

A Fundação Salvador Arena (FSA) é uma instituição civil de finalidade beneficente, de direito privado e sem fins lucrativos, criada em 1964 pelo engenheiro Salvador Arena (1915-1998) para manter atividades voltadas à transformação social, atuando nas áreas de educação e assistência, e apoiando nas áreas de saúde e habitação.

Nos últimos 10 anos, desenvolveu ações que visam o fortalecimento do terceiro setor brasileiro e em projetos sociais ligados à educação, saúde e habitação, das regiões da Grande São Paulo, Baixada Santista e semiárido nordestino. Em 2019 investiu em projetos sociais e capacitação de organizações do terceiro setor, beneficiando 110.382 pessoas diretamente e mais de 345.173 pessoas indiretamente.

 

* Por Gabriela Pomarino  gabriela.pomarino@cdn.com.br ">target="_blank">gabriela.pomarino@cdn.com.br ; ; Marleide Rocha  marleide.rocha@cdn.com.br target="_blank">marleide.rocha@cdn.com.br >