67% da população vê vacina como principal estímulo para voltar a frequentar eventos, diz pesquisa

Divulgado em 21/01/2021 - 07:20 por portoferreirahoje

O brasileiro está consciente sobre os riscos de sair de casa e 67% da população voltaria a frequentar eventos fora de casa apenas após serem vacinados contra o COVID-19.

O dado faz parte do novo estudo da Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, em parceria com o Hub Cultural, que traçou o Panorama Cultural do Brasil com informações sobre o consumo de cultura dos brasileiros, antes e durante a pandemia, dentro e fora de casa.

Entre os principais estímulos para o retorno aos passeios culturais, ¼ dos entrevistados sairia de casa seguindo cuidados como protocolos de biossegurança (25%), limite de pessoas nos locais de visita (24%), apenas com remédio para tratar o COVID-19 (23%), higienização completa do local (21%), tapete de higienização na entrada (8%) e liberação do governo (8%). A pesquisa completa está disponível em https://www.hubcultural.com.br.

Atividades com os filhos

A rotina se tornou ainda mais intensa com a pandemia para os que possuem filhos. A pesquisa abordou também as opções dos pais para o entretenimento das crianças pensando na vida normal antes e pós quarentena. Entre os principais números, 84% optarão por parques públicos, 74% cinema, 72%shoppings, 56% atividades infantis em shoppings, 41% teatros, 39% clubes recreativos, 30% museus e 28% shows, entre outros.

Trazendo esse olhar para o adolescente, a principal preocupação dos pais é com a segurança. Ou seja, eventos nos quais os filhos podem ir sozinhos ou acompanhados, antes e após a pandemia. Os números mudam um pouco, já que 79% prefere shoppings, 73% cinema, 58% parques públicos, 34% shows, 31% clubes recreativos, 30% eventos ou jogos esportivos, 15% teatros e 15% museus, entre outros.

Entretenimento em casa

Como forma de entretenimento, as famosas lives ocuparam um papel importante na vida dos brasileiros durante o confinamento. No entanto, 36% da população já cansou de acompanhá-las, 12% as assistiu e não gostou, 39% não se familiariza com o formato e 13% passou a gostar e acompanhar sempre.

Ponto positivo para as lives é que trouxeram visibilidade para artistas desconhecidos e, com isso, 10% da população a descobriu novos artistas, enquanto 7% apenas acompanha as apresentações dos mais famosos.

Em relação ao hábito de ler, 52% amam comprar livros em livrarias, 46% dos entrevistados têm mais de 50 livros em casa e 23% consumiu mais livros em função da pandemia.

Para os amantes de música, 55% não têm um gênero preferido, mas aprecia boa música, 43% prefere utilizar o celular para ouvir música, 31 % assina serviços de streaming e 37% monta playlists nesses aplicativos de música. Outros 25% aproveitam o tempo em casa para descobrir novos artistas em seus gêneros preferidos. Apenas 2% não escuta música. A pesquisa completa está disponível para download em www.hubcultural.com.br.

Fonte: Guilherme Revitto <guilherme@freshpr.com.brtarget="_blank">guilherme@freshpr.com.br>