Aumento do Óleo Diesel: o elástico está tensionado

Divulgado em 22/02/2021 - 11:30 por portoferreirahoje

Em qualquer tempo, aumentar o custo de insumos, como o óleo diesel, causa grandes problemas para o Transportador Autônomo de Cargas; principalmente porque o valor do frete não acompanha o aumento.

Entretanto, em tempos de insegurança econômica e institucional, como o que estamos vivendo, com milhares de pais de família perdendo seus empregos, esses problemas são maiores e ampliados; principalmente porque o custo de vida de todos sofre um aumento, que a maioria, desempregada ou com os salários congelados e até mesmo diminuídos, não consegue suportar.

Há, consequentemente, um empobrecimento contínuo da população em geral e, no caso do Transportador Autônomo de Cargas, uma redução drástica em seus ganhos com fretes já tão minguados, veículos rodando sem a devida manutenção, veículos velhos que gastam muito mais e famílias à beira da miséria.

Uma bola de neve provocada pela insensibilidade daqueles que são os responsáveis pela condução da política econômica no país, sejam no nível estadual ou federal.

E por que eu digo que se trata de insensibilidade?

Por que são os governadores e presidente, os responsáveis diretos ou indiretos pelo aumento dos insumos, através da adoção de aumentos diretos ou pela manutenção de impostos como o ICMS.

De um lado o diesel aumenta, pedágios aumentam, demais insumos como pneus e peças aumentam. E de outro lado os fretes diminuem e o Transportador Autônomo de Cargas e suas famílias empobrecem.

Até quando aguentam essa matemática perversa?

Só dei dizer que o elástico da passividade já está tensionado ao máximo.

CLAUDINEI NATAL PELEGRINI - Presidente da FECAMPSP - Federação dos Caminhoneiros de SP