Combate a Depressão: O Suplemento SAME é Realmente Eficaz?

Divulgado em 08/04/2021 - 10:09 por Assessoria de Imprensa/William Pinheiro

SAME é a abreviação para S-adenosil-L-metionina, uma molécula encontrada naturalmente no organismo, em praticamente todos os tecidos.

Tem um papel essencial na fabricação ou ativação de proteínas, hormônios e neurotransmissores, especialmente aumentando os níveis de serotonina, dopamina e norepinefrina no cérebro.

É justamente sua ação sobre esses neurotransmissores que seria responsável por sua atividade antidepressiva.

A seguir, entenda mais o que é, como funciona e a sua eficácia para combater a depressão.

O que é SAME?

A SAME é um composto natural encontrado em cada célula do organismo, e está envolvida em diversos processos bioquímicos, sendo sintetizada a partir do aminoácido metionina e da ATP (Adenosina Trifosfato), que permite o transporte de energia entre as células.

Contribui na síntese, ativação e metabolismo dos hormônios, neurotransmissores, proteínas, etc., essencial ao bom funcionamento do sistema nervoso central e do fígado.

A sua utilização sob forma de suplemento é apoiada em vários estudos científicos e eficaz para:


  1. Depressão;

  2. Osteoartrite;

  3. Fibromialgia;

  4. Hepatite.

No caso específico da depressão, algumas pesquisas mostraram que é tão eficaz quanto certos medicamentos para combater a depressão, mas sem os efeitos secundários associados a esses antidepressivos.

Além disso, você pode adqurir este suplemento através da Farmácia de Manipulação, garantindo o produto 100% natural e sem prejudicar a sua saúde.

Como funciona

A depressão pode estar associada a deficiências em folato e vitamina B12, e o suplemento parece ter efeitos sobre essas vitaminas, que fazem parte de vários processos fisiológicos.

Ao agir na síntese e produção de neurotransmissores, como a dopamina, serotonina e norepinefrina no cérebro, que são os responsáveis pelo humor, motivação e cognição, alivia os sintomas ligados à depressão.

Além do SAME, você também pode estar fazendo o uso da Equinácea, muito conhecida por ser uma planta medicinal que age sobre os sintomas de depressão, formalece o sistema imunológico e entre outros.

Dessa forma, você pode estar fazendo o uso desses dois suplementos para ter resultados mais concretos e rápidos.

O suplemento SAME é realmente eficaz no combate da depressão?

Já foi demonstrado que a SAME desempenha papéis fundamentais no corpo, mas essas funções têm se mostrado eficazes no combate da depressão.

Isso talvez seja porque responde melhor ao tratamento da depressão e mais seguro em comparação com os medicamentos disponíveis.

A depressão já pode ser considerada uma questão de saúde pública, onde milhares de pessoas são afetadas a cada ano, no entanto, os antidepressivos não funcionam para todas.

Um estudo feito na Universidade de Harvard, EUA, foram dadas doses de 200 a 1600 mg de SAME por dia, e o resultadofoi uma melhora rápida dos sintomas depressivos e efeitos colaterais leves e transitórios.

Em um outro estudo, também em Harvard, psiquiatras administraram de 800 a 1600 mg de SAME por dia a 30 pacientes com resistência ao tratamento com antidepressivos.

Os pesquisadores constataram que 50% desses pacientes responderam ao tratamento, com cerca de 43% em remissão dos sintomas.

Portanto, é um suplemento realmente eficaz no combate à depressão, e com a vantagem de ser bem tolerado e com efeitos colaterais mínimos em comparação com os antidepressivos tradicionais.

Conheça outros benefícios do suplemento

Além de ajudar a combater e aliviar os sintomas da depressão, a SAME tem se mostrado também benéfica para tratar:

1. Degeneração articular

Pessoas com níveis baixos de SAME têm maior risco de artrose e doenças que atingem as articulações.

O uso do suplemento mostrou uma melhora significativa das dores e da funcionalidade da região afetada, como joelho, quadril, mãos ou vértebras.

O efeito é comparável a um anti-inflamatório medicamentoso.

2. Problemas cognitivos

A depressão, às vezes, vem acompanhada de problemas cognitivos, como a perda de memória.

Em razão de sua ação na síntese dos neurotransmissores, o suplemento tem mostrado um efeito sobre a memória.

Ele aumenta o número de receptores de acetilcolina, estimulando assim a conexão entre os neurônios.

3. Fibromialgia

A fibromialgia se caracteriza por dores musculares crônicas, e vem acompanhada de uma fadiga sem justificativa.

Pacientes que usaram o suplemento SAME durante 6 semanas, constataram uma melhora considerávelda dor.

4. Insuficiência hepática – Cirrose

O fígado é o órgão principal de síntese da SAME. Quando os níveis de SAME diminuem ou aumentam, as funções do fígado são afetadas. Dessa forma, manter o equilíbrio, previne a cirrose e outros problemas hepáticos.

Independentemente de qual seja o seu objetivo acesse www.sicon.org.br para mais informações e dicas sobre melhores formas de cuidar da saúde.

Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário à baixo que em breve responderemos.

* Por: williamaugustopinheiro@hotmail.com