Profissionais de Enfermagem são desrespeitados durante aplicação de vacinas em Porto Ferreira

Divulgado em 30/04/2021 - 15:30 por portoferreirahoje

Os profissionais de Enfermagem estão, desde o início, na linha de frente do combate à pandemia de covid-19. É uma das categorias que está 24 horas junto ao paciente e que tem trabalhado exaustivamente para salvar vidas, tanto no sistema de Saúde público como em hospitais privados. Com o início da vacinação no Brasil no início deste ano, os profissionais têm desempenhado outro grande trabalho, o de imunizar a população contra o vírus.

São as equipes de Enfermagem que elaboram toda a operação da vacinação no país. Os profissionais capacitados realizam os procedimentos de manuseio, conservação, preparo, administração, registro e descarte dos resíduos resultantes das ações de vacinação.

Assim como qualquer outro, o profissional de Enfermagem merece todo o respeito. Merece reconhecimento da sua importância para a Saúde e cuidado com o ser humano, principalmente neste momento crítico pelo qual o mundo todo está passando.

Todavia, nem sempre este trabalho árduo e de completa dedicação tem sido respeitado. Em Porto Ferreira, já foram registrados alguns episódios este ano em que pessoas de grupos convocados para a vacinação agiram com desrespeito e falta de educação para com os profissionais.

O primeiro caso, tornado público pela Prefeitura no final de fevereiro, foi uma falsa suspeita divulgada em redes sociais contra um profissional, dizendo que ele não teria aplicado a dose da vacina em um idoso. Ficou comprovado que era uma acusação falsa, feita de forma equivocada, em meio impróprio e ainda sem direito de defesa ao acusado.

Caso semelhante ocorreu novamente nos últimos dias, também levantando dúvida sobre a aplicação de vacina, e novamente sem nenhuma base concreta.

Em outro caso recente, ocorrido esta semana, um idoso chegou à Unidade de Saúde Amélia Perondi (CS-II) para tomar a primeira dose. Porém, conforme amplamente divulgado nos canais da Prefeitura e imprensa, a vacinação estava sendo aplicada somente no prédio da Vigilância Epidemiológica. O idoso foi orientado a respeito, mas, revoltado, chegou a rasgar a carteira de vacinação na frente dos presentes e destratar os profissionais do posto de Saúde.

“Esse tipo de acontecimento entristece a todos nós. Repudiamos com veemência qualquer atitude que venha desmerecer ou manchar a imagem dos profissionais que estão trabalhando incansavelmente nesta pandemia. Eles merecem todo nosso respeito e admiração. Lembrando ainda que desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela é crime previsto no Código Penal. Esperamos não chegar a esse ponto novamente e pedimos a toda população que tenha calma, empatia e bom senso quando usarem os equipamentos públicos”, comentou o prefeito Rômulo Rippa.

Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira