Secretaria de Educação de Porto Ferreira desmente boatos sobre ocorrência de surto de Covid-19 em UE

Divulgado em 03/05/2021 - 10:00 por portoferreirahoje

A reportagem do portoferreirahoje buscou informações junto aos órgãos da Prefeitura devido ao recebimento de uma denúncia sobre um possível surto de CoronaVírus em uma unidade escolar pertencente a Prefeitura de Porto de Ferreira.

Segundo respostas recebidas, divulgadas na íntegra abaixo, o máximo que pode ter ocorrido foram de casos isolados e não surtos.

Além disso, as Secretarias de Educação e de Saúde do município tomaram as devidas providenciais no tocante a higienização das unidades escolares através dos protocolos já existentes, os quais foram encaminhados aos seus respectivos Diretores, e os mesmo devem cumprir quando da ocorrência de casos de Covid-19 em suas unidades.

A Secretaria de Educação informou também que não é de seu conhecimento, sobre a possível freqüência de “servidores com Covid-19” em unidades escolares, ou outras repartições da Secretaria, durante o período que “esses” deveriam estar em isolamento.

Ainda a Secretaria de Educação informou que poderá, a partir de denúncias diretas, fiscalizar o fato do descumprimento dos protocolos sanitários através do uso de imagens das “câmeras de videomonitoramento” de suas repartições.

Veja abaixo as respostas da Secretaria de Educação:

1- Quantas doses de Vacina contra Covid-19 a Secretaria de Educação recebeu do governo do estado de SP, nessa primeira remessa?

A Secretaria de Educação não recebeu doses de vacinas do governo do estado de SP.

2- Quantos profissionais da Educação de Porto Ferreira: municipais, estaduais e das particulares foram habilitados para receber vacina nessa primeira remessa?

Os dados sobre a habilitação devem solicitados a Secretaria de Estado da Educação, por ser de sua competência a autorização dos profissionais cadastrados para vacinação.

3- Existe alguma outra remessa planejada para a Secretaria de Educação de Porto Ferreira, com o objetivo de vacinar os profissionais da Educação que estão na ativa, com mais de 47 e que não foram contemplados na primeira remessa?

Prejudicado. A Secretaria de Educação não tem competência técnica ou legal para receber remessas de vacinas.

4- Ocorreu algum caso ou surto de casos de Covid-19 em alguma unidade escolar municipal nos últimos 30 dias? Se sim. Quais providências foram tomadas pelas respectivas unidades em relação aos protocolos de controle endêmico em relação à pandemia de coronaVírus nesses locais?

Não tivemos nenhum surto em unidade escolar.Tivemos casos isolados (resposta da Fabiola Poiatti, chefe da Vigilância Epidemiológica).

Em anexo o protocolo de ação sobre enfrentamento da pandemia no período de atividades remotas de ensino e também quando do retorno das atividades presenciais.

5- É de conhecimento da Secretaria de Educação se algum servidor da ativa com suspeita de Covid-19 trabalhou nas repartições públicas municipais  durante o período que deveria ter ficado "em casa" cumprindo o isolamento exigido pelos protocolos em relação a pandemia de coronaVírus?

Não. Em sendo de conhecimento deste respeitável meio de comunicação, solicitamos ao mesmo que nos denuncie para que as providências legais sejam tomadas. Ainda, as imagens de videomonitoramento das unidades escolares podem colaborar com a fiscalização do cumprimento dos protocolos por parte de nossos profissionais, a exemplo do uso de máscaras e distanciamento.

6- Existe algum planejamento ou cronograma para a volta das aulas presenciais nas unidades educacionais municipais? Se sim, por favor, informar as respectivas datas.

Não existe data prevista. Existe um protocolo de implementação do retorno presencial para quando houver avaliação epidemiológica favorável para tal.

7- Existe algum protocolo por escrito, ou decreto, ou portaria, ou outro documento, que cria um regimento para o funcionamento das unidades escolares durante a pandemia, e quais procedimentos de higienização e sanitização para as unidades escolares quando ocorrem casos ou surtos de Covid-19 na unidade?

Protocolo em anexo.( veja reposta 4 também)