Chuvas de maio ficam 83% abaixo da média histórica do mês em Porto Ferreira

Divulgado em 10/06/2021 - 12:21 por portoferreirahoje

BRK Ambiental adota tecnologia para acompanhamento em tempo real do nível do rio Mogi Guaçu

 

O mês de maio chegou ao fim e, novamente, as chuvas ficaram abaixo da média em Porto Ferreira. De acordo com dados do monitoramento pluviométrico da ETA OCL (Estação de Tratamento de Água Oswaldo Cunha Leme), o volume médio esperado para o mês é de 64 milímetros. Porém, neste ano, a precipitação registrada foi de apenas 11 milímetros, volume 83% inferior ao esperado para o mês de maio.

 

Desde o início do ano, Porto Ferreira tem o registro de 569 milímetros de chuva. É o mais baixo volume registrado na cidade em toda a série histórica iniciada em 2016. Diante de uma estiagem, a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto do município, tem se antecipado e monitorado em tempo real o nível do rio Mogi Guaçu, manancial responsável pelo abastecimento da cidade.

 

Isso é possível a partir da utilização de uma tecnologia chamada PI System, que integra diversos dados e possibilita que o acompanhamento seja feito por um computador ou dispositivo móvel.

 

“É importante ter um sistema que demonstre as oscilações do nível do rio para que possamos garantir a segurança operacional do sistema. Com isso, não é necessário encaminhar uma equipe até o rio para fazer a medição, temos fácil acesso a essa informação em um dispositivo e, a partir disso, podemos traçar estratégias para a garantia do abastecimento de água”, explica Alex Zampieri, gerente de operações da BRK Ambiental em Porto Ferreira.

 

Os principais benefícios do sistema são, além do acompanhamento em tempo real e remoto do nível do rio, a possibilidade de rastreabilidade de informações por meio de um banco de dados, o que possibilita realizar projeções, verificar e avaliar qualquer anomalia que venha a surgir no processo.

 

Atualmente, o nível do rio Mogi Guaçu está em 0,80 m. Em maio, o nível médio do rio foi de 0,82 m, o mais baixo dos últimos nove anos considerando o mesmo mês como referência.

 

“O atual nível do manancial ainda é suficiente para manter o abastecimento com regularidade no município, mas sua redução de forma antecipada neste ano, resultante da escassez de chuva, pode agravar tais condições”, afirma o gerente.

 

À vista de um possível agravamento da disponibilidade hídrica em 2021, a BRK Ambiental, volta a reforçar a necessidade de uso consciente de água

“Neste momento, temos que unir esforços e agir preventivamente para enfrentar um período mais crítico da estiagem, que ainda está por vir. Recomendamos o consumo sustentável da água, sem desperdícios. A participação da comunidade nesse contexto é fundamental para evitar o agravamento de medidas mais restritivas ao consumo”, reforça o gerente.

 

A preocupação quanto ao estresse hídrico se estende para todo o estado de São Paulo e também para os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraná. O Sistema Nacional de Meteorologia (SNM) emitiu, em 28 de maio, um alerta inédito informando que a previsão é de que ocorram chuvas abaixo da média entre junho e setembro na Bacia do Paraná, que abrange o território paulista.

 

 

Plano de Contingência

A concessionária também já colocou em prática ações preventivas de um plano de contingência com o objetivo de se antecipar com medidas que têm papel fundamental para o enfrentamento de períodos de estiagem.

“Estamos empenhados na execução de uma série de ações e investimentos, como a instalação de dispositivos hidráulicos nas redes de água do município, combate a vazamentos e ações para redução das perdas de água. Preservar nossos recursos hídricos, fazendo um uso mais eficiente e consciente da água, é de interesse de todos nós, concessionária e população”, afirma Zampieri.

 

 

DICAS PARA O CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA


  • Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes, fazer a barba e ao ensaboar a louça. Ao escovar os dentes com ela aberta, você gasta cerca de 13,5 litros de água em apenas dois minutos.

  • Tome banhos curtos. Cinco minutos são suficientes para fazer a limpeza do corpo e, enquanto você se ensaboa, o registro deve ser fechado. Isso gera uma economia de até 30 mil litros no ano.

  • Preste atenção e conserte eventuais vazamentos na sua casa. Um buraco de apenas 2 milímetros na tubulação de uma única casa desperdiça 3.200 litros de água por dia.

  • Organize a louça antes de lavá-la. Use uma bacia para deixar os utensílios de molho, para amolecer a sujeira, lave toda a louça e enxágue tudo de uma única vez. Isso também ajuda na economia.

  • Converse com as pessoas à sua volta sobre o consumo consciente de água, incentive ações de economia e redução no uso desse bem tão valioso.