Prefeito de Porto Ferreira entregou a segunda etapa da revitalização do Parque Henriqueta Libertucci

Divulgado em 27/07/2021 - 09:00 por portoferreirahoje

O Governo Municipal entregou na manhã da última sexta-feira (23/07) as obras da segunda etapa de revitalização do Parque Ecológico Henriqueta Libertucci, importante equipamento de proteção ambiental e de lazer.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Rômulo Rippa, dos vereadores João Lázaro Batista, Renato Pires da Rosa, Priscila Franco de Oliveira (Priscila Enfermeira) e Pedro Celso Wanderley de Melo (Dr. Pedro), do secretário de Meio Ambiente e Zeladoria, Miguel Bragioni Lima Coelho, e demais membros da administração pública.

Na primeira etapa, entregue em julho de 2020, foram executados serviços de pintura, reforma dos banheiros, drenagem, reconstrução das trilhas e iluminação, por meio de uma emenda parlamentar do então vereador Alessandro Rossi Bertazzi, o Dentinho (PP), e de recursos do orçamento municipal.

Desta vez, os recursos de R$ 250 mil são fruto de uma emenda do deputado federal Vanderlei Macris (PSDB), a pedido de João Lázaro, que além de vereador, é servidor público do local.

Entre as obras estão a construção de calçada, guia e sarjetão desde a guarita até o playground, que recebeu também novos brinquedos, como balanços especiais para cadeirante, gira-gira e gangorra. Ainda foi concretada toda a área da academia ao ar livre e construído um deck com 50 metros quadrados sobre o lago.

“Agora, um parque que se torna inclusivo, até mesmo pela rampa com identificação no solo. Um espaço do povo, e quando a gente diz o povo, a gente fala de uma maneira indistinta: seja o portador de uma deficiência física, seja aquele que é torcedor do Corinthians, do Palmeiras, o homem, a mulher, qualquer um. Nós temos que trabalhar para todos.”, comentou o prefeito em seu discurso.
Histórico da área

Em 25 de setembro de 1914 o então intendente do município, coronel Bento José de Carvalho, doou uma área de terra provida de nascentes, juntamente com outra indicada pelo então vereador Paschoal Salzano, a qual foi recebida por escritura pública pela Câmara Municipal de Porto Ferreira. No local, foram iniciados os serviços de limpeza, de construção de reservatórios, de casa de máquinas e, com a compra de bombas, canos e conexões, iniciou a primeira captação e distribuição de água potável da cidade, pela Empresa de Melhoramentos de Porto Ferreira.

No dia 6 de janeiro de 1915, com grande foguetório, inaugura-se a distribuição dessa água à população ferreirense, marcando conquista desse grande benefício para a cidade. Com o passar dos anos e com o aumento da população, houve a necessidade de procurar novos mananciais. No final do ano de 1958, o então prefeito, Oswaldo da Cunha Leme, inaugura a Estação de Tratamento de Água de Porto Ferreira (ETA), cuja captação é feita no rio Moji-Guaçu até os dias de hoje. Desta forma, desativa-se parcialmente a captação da água na área que viria a ser o Parque Henriqueta Libertucci, que foi inaugurado em 2009.

Henriqueta e Miguel Libertucci

Henriqueta Libertucci nasceu no dia 8 de dezembro de 1883, na Itália, na Província de Campo Basso. Filha de Ângelo Marcocham e Maria Antonia Charo. Faleceu em 7 de agosto de 1965. Casou-se aos 16 anos, com Miguel Libertucci, que era mais velho que ela uns 20 anos. Miguel era viúvo e tinha uma filha chamada Egornatella Libertucci.

O nome correto de Henriqueta era Rocheta Marcocham. E de Miguel era Micheli Libertuchi, segundo dados colhidos da certidão de nascimento da filha Maria Libertucci, datada de 28/2/1903. Dessa união matrimonial nasceram 10 filhos: Ângelo, casado com Rosa Crippa; Pedro, casado com Deolinda Lima; Sebastião, casado com Luiza Sanches; Aparecido, casado com Maria Luiza Oliveira; Rosa, casada com Ângelo Menin; Maria; Constança, casada com Gino Massoni; Antonieta, casada com Armando Scheffer; Luzia, casada com Rodolfo Maçoneto; e Domingas, falecida quando criança.

Dona Henriqueta era uma mulher muito enérgica e trabalhadora. Além de cuidar dos filhos, da casa, ela ainda ajudava o marido nos afazeres relacionados aos cuidados com os tanques de distribuição de água e manutenção do local.

Conta-se que Henriqueta aprendeu a nadar limpando os tanques, pois era preciso mergulhar para alcançar o fundo destes. Os tanques eram lavados todos os fins de semana. Na ausência do marido, Henriqueta ficava responsável por cuidar das duas bombas de água, que por terem motores a vapor precisavam de vigilância permanente, pois trabalhavam intermitentes, uma de cada vez. As bombas não podiam parar, visto que isto interrompia a distribuição de água da cidade. Ainda administrava o sítio da família, onde mantinha horta, plantação de laranjas e criação de porcos.

A família Libertucci trabalhou na área do parque entre os anos de 1914 e 1947. O local, também conhecido como “mina da Henriqueta”, era muito visitado, devido a sua beleza natural e a curiosidade das pessoas em conhecer os tanques de água. Acabou por se configurar em um local de passeio, educação e turismo.

Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Evento da Prefeitura de Porto Ferreira