Mais de 61 km de redes de esgoto recebem a limpeza preventiva no primeiro semestre em Porto Ferreira

Divulgado em 29/07/2021 - 19:30 por portoferreirahoje

Com o objetivo de garantir a total manutenção das redes coletoras de esgoto de Porto Ferreira, a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto da cidade, realiza semanalmente a limpeza das tubulações. O trabalho é preventivo e ocorre em diversas regiões do município.

No primeiro semestre de 2021, a empresa intensificou os serviços e realizou a limpeza em 61,2 quilômetros de redes. A extensão representa um aumento de 102,4% de tubulações limpas no comparativo com o mesmo período de 2020, quando 30,2 quilômetros de redes passaram pela limpeza.

A execução desse trabalho reflete diretamente na redução dos casos de entupimentos de redes na cidade. Em 2020, por exemplo, foram 103 entupimentos contra 79 em 2021; uma redução de 23,3%.

“A lavagem preventiva das redes coletoras de esgoto é importante para mantê-las em bom funcionamento, garantindo a eficiência do sistema de coleta e tratamento de esgoto da cidade. Além disso, evita que ocorram entupimentos que podem gerar riscos à saúde e impactos ambientais. Por isso, temos a preocupação de intensificar esse trabalho ano após ano”, explica Alex Zampieri, gerente de operações da BRK Ambiental em Porto Ferreira.

Para a identificação dos pontos que vão passar pela limpeza, a área técnica verifica por meio de um sistema chamado GIS (Geographic Information Sistem) os trechos com maior número de entupimentos, realizando vistorias preventivas em poços de visita para identificar a necessidade de realizar limpeza na rede coletora. 

A partir da identificação, um caminhão hidrojato é utilizado na limpeza. “Uma mangueira de 120 metros de comprimento com alta pressão de água é introduzida na rede de esgoto. A água, em alta pressão, quebra as placas de gordura que se acumulam nas redes e todo o lixo e a gordura são sugados para o caminhão”, complementa o gerente.

Até o final deste ano, mais 70 quilômetros de redes de esgoto ainda estão programados para receber a limpeza preventiva na cidade.

Lixo na rede de esgoto

Durante as atividades de limpeza são rotineiramente encontrados, dentro das tubulações, materiais estranhos, tais como, restos de construção civil (pedras, resto de cimento, madeira, plástico, papelão, sacos etc.) e descartes de banheiro (papel higiênico, fio dental, absorventes, cabelo, cotonetes, tecidos, sacos plásticos etc.), que ocasionam a obstrução da rede. Outro grande problema é o descarte irregular de resíduos de cozinha, como restos de comida e, principalmente, óleo e gordura.

Os materiais sólidos também são encontrados durante a limpeza do gradeamento das estações elevatórias (EEEs) e de estações tratamento de esgoto (ETEs) da cidade.

Vale ressaltar que, além dos resíduos sólidos, as ligações irregulares de água de chuva nas redes de esgoto também são grandes vilões do correto escoamento do esgotamento sanitário, podendo ocasionar extravasamento

“A rede de esgoto foi dimensionada para receber 99% de material líquido e somente 1% de sólido, e um dos maiores desafios enfrentados pela BRK Ambiental em Porto Ferreira é o descarte irregular de lixo nas redes coletoras e ligações residenciais”, complementa Zampieri.

Por Natalai Lopes - Comunicação Regional SP