BRK Ambiental e FGV apresentam parceria inédita para capacitação de profissionais da empresa no tema

Divulgado em 14/09/2021 - 08:00 por portoferreirahoje

A aprovação do Novo Marco Legal do Saneamento Básico, no final de 2019, confere ao setor um dinamismo que exige, além de grandes investimentos, mão de obra qualificada. Para contribuir com esse momento do segmento e acelerar o processo de expansão, a BRK se uniu de maneira pioneira à FGV para lançar o primeiro MBA In Company em saneamento básico da empresa.

A parceria conjuga a expertise de uma das maiores companhias do setor, com atuação em mais de 100 municípios, atendendo 16 milhões de pessoas, e o conhecimento técnico de uma instituição que há anos se aprofunda em estudos relacionados ao tema.

Coordenado pelo professor Edson Daniel Lopes Gonçalves, doutor e mestre em economia pela FGV EPGE e graduado em engenharia mecânica pela UNICAMP, o curso aborda temas como a gestão de riscos, tarifação e finanças e data science aplicado à regulação do setor de água e esgoto. Todo o conteúdo foi elaborado para trazer uma visão mais ampla aos profissionais da BRK, com temas capazes de estimular uma análise econômica e técnica das atividades e permitindo que consigam acompanhar a urgência que o setor exige para promover a universalização dos serviços de água e esgoto.

“Hoje, metade dos brasileiros não conta com os serviços de esgoto e 35 milhões não têm água potável disponível em suas casas. O país tem pressa. Além dos investimentos, precisamos de profissionais cada vez mais qualificados para que a gente enfrente esse desafio com a urgência que o tema exige. A iniciativa contribui para que as nossas equipes estejam preparadas para lidar com os desafios da universalização”, diz Lívia Borela, diretora de RH da BRK.

A primeira edição do MBA em Saneamento Básico para profissionais da BRK será direcionada para aproximadamente 40 pessoas que já atuam na empresa e terá duração de 18 meses. Entre os temas abordados estão: avaliação de políticas públicas e governança regulatória; aspectos técnicos, operacionais e comerciais da prestação dos serviços de saneamento; governança corporativa e financiamento para empresas de saneamento; gerenciamento de projetos aplicado a empresas de saneamento; gestão de riscos aplicada; princípios econômicos da regulação; processo tarifário; regulação do setor de saneamento no Brasil; entre outros módulos que sertão ministrados ao longo do curso.

“Acreditamos que investir em saneamento é ir além da prestação de um serviço essencial. Todas as nossas ações estão alinhadas à nossa estratégia ESG e esse é um projeto que reforça o compromisso da companhia de acompanhar e contribuir com a crescente evolução do setor de saneamento no país”, reforça Lívia.

Por Nathalia Vanderley Lopes - Comunicação Regional SP nlopes@brkambiental.com.brtarget="_blank">nlopes@brkambiental.com.br>