Climatempo: nova frente fria avança e atinge a região Sudeste nesta terça-feira(21/09)

Divulgado em 21/09/2021 - 07:00 por portoferreirahoje

Uma nova frente fria, associada a um ciclone extratropical, avança pela Região na terça-feira. Este sistema já vai aumentar a quantidade de nuvens no sul e leste de São Paulo e também no Rio de Janeiro. O litoral paulista segue o dia com bastante nebulosidade e a chuva acontece a partir da tarde. O sol ainda aparece e esquenta bastante em regiões como a Grande SP, Sorocaba, Itapetininga, Campinas, Vale do Paraíba e o Grande Rio, mas voltam as condições para pancadas isoladas de chuva. Em geral, a chuva acontece a partir da tarde, mas em muitas cidades a chuva só deve chegar à noite, como é o caso das capitais São Paulo e Rio de Janeiro.

Ar mais úmido e frio

Entre quarta e quinta-feira, a umidade fica mais elevada e as temperaturas diminuem. Não há condições para frio intenso, mas o calor vai diminuir bastante e a sensação volta a ser de um pouco de frio em algumas regiões. A chuva chega também ao sul e leste do estado de Minas Gerais e ao Espírito Santo.

A passagem dessa frente fria não vai trazer grandes volumes de chuva que sejam capazes de reverter a seca no interior da Região. Os volumes também não são expressivos para a agricultura e para o abastecimento dos reservatórios. Mas, de qualquer forma, ajuda a limpar um pouco a atmosfera. A chuva e o vento vão auxiliar na dispersão dos poluentes sobre a faixa leste do Sudeste, com isso a qualidade do ar fica melhor em relação aos dias extremamente quentes e secos.

Mar agitado

A atuação de um ciclone extratropical vai deixar o mar agitado em grande parte do litoral do Brasil ao longo dos próximos dias. Do Sul ao Nordeste há expectativa de agitação marítima nesta semana.

Sobre a Climatempo

Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para segmentos estratégicos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.

Em 2015, investiu na instalação do LABS Climatempo, no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), que atua na pesquisa e desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Em 2019, a Climatempo passou a fazer parte do grupo norueguês StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão, e dois anos depois, em 2021, uniu-se à Somar Meteorologia, formando a maior companhia do setor na América do Sul. A fusão das duas empresas impulsiona a Climatempo a ser protagonista global de fornecimento de dados e soluções para os setores produtivos do Brasil e demais países da América Latina, com capacidade de oferecer informações precisas de forma mais ágil e robusta.

O Grupo Climatempo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.

Por  Assessoria de Comunicação da Climatempo - Angela Ruiz - angela@climatempo.com.brtarget="_blank">angela@climatempo.com.br />