Equipe do Creas de Porto Ferreira prestou mais de 1 mil atendimentos a moradores em situação de rua

Divulgado em 22/09/2021 - 08:00 por portoferreirahoje

A Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania de Porto Ferreira, por meio da Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), ofertou à população em situação de rua, durante os meses de junho, julho e agosto, o acolhimento noturno provisório, no Ginásio de Esportes Sylvio Marques Filho, no Jardim Primavera.

Esse acolhimento é sazonal, executado na estação de inverno e potencializado no período pandêmico da covid-19. Contudo, o serviço ofertado às pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência é contínuo e realizado pelo Creas com o objetivo de assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares que propicie a construção de novos projetos de vida.

A equipe do Creas realizou mais de 1 mil atendimentos no período, com encaminhamentos para rede socioassistencial e intersetorial. Foram assistidos mulheres, homens e população LGBTQIAP+, sendo estes pessoas da cidade e itinerantes.

O trabalho com esse grupo populacional é de extrema importância e vem sendo realizado com diligência pela Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania. Ao final da oferta do acolhimento noturno provisório, verificou-se que Porto Ferreira desenvolve com presteza o complexo processo de reinserção destas pessoas nas lógicas da família, do trabalho, da moradia, da saúde e das tantas outras esferas de que estão distanciados/sem acesso.

Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira