Ação com Laboratório Móvel da BRK ocorre nesta sexta (26) no Centro de Porto Ferreira

Divulgado em 24/11/2021 - 21:43 por portoferreirahoje

Objetivo é orientar e informar a população sobre a qualidade da água distribuída na cidade

Garantir a qualidade da água distribuída aos ferreirenses é um dos objetivos da concessionária BRK, responsável pelos serviços de água e esgoto da cidade. E para levar à população conhecimentos sobre todo o processo de tratamento, a empresa realiza nesta sexta-feira, dia 26, uma nova ação com o Laboratório Móvel.  

O veículo, adequado e adaptado com materiais de laboratório, ficará estacionado em frente à ETA (Estação de Tratamento de Água) Osvaldo da Cunha Leme, na Rua Nelson Pereira Lopes, 199, no Centro, das 9h às 12h. Dois funcionários da concessionária, um da área de qualidade e outro da área comercial, ficarão no local para esclarecer dúvidas da população e informar sobre a qualidade da água distribuída no município.

A equipe poderá realizar análises para os clientes, explicar sobre o monitoramento feito em todo o processo de tratamento e distribuição de água que garantem a segurança operacional e controle dos parâmetros de potabilidade, além de orientar sobre outros temas levantados pela população.

Em média, são realizadas em Porto Ferreira 5.300 análises mensais da água produzida. “São três mil análises a mais do que preconiza a legislação de potabilidade. Isso traduz nosso compromisso com a água fornecida à população e nosso respeito com a saúde de todos. Por isso, a importância dessa ação para orientar quanto aos processos, parâmetros e outros temas relacionados à qualidade e aos serviços prestados pela empresa”, explica Alex Zampieri, gerente de operações da BRK em Porto Ferreira.

O Laboratório Móvel é um serviço gratuito que pode ser solicitado pela população sempre que necessário. Por meio dele são realizadas análises in loco da potabilidade da água, permitindo que o controle da qualidade seja mais rigoroso e transparente. Os resultados saem na hora e a solicitação do serviço pode ser feita pelo 0800 771 0001.

Qualidade da água

A BRK controla todos os parâmetros físico-químicos e microbiológicos que o Ministério da Saúde indica para que a água seja considerada potável. A empresa controla também, de forma criteriosa e detalhada, a qualidade e volume do manancial que abastece a cidade. Além disso, realiza uma rígida gestão em monitoramentos laboratoriais, desde a captação no manancial, passando pelo processo de tratamento até as redes de distribuição. 

A empresa é fiscalizada pela Vigilância Sanitária do município e atende aos programas estadual e federal de controle da água para consumo humano, que aplica a Portaria de Consolidação nº 888. 

A população de Porto Ferreira pode acessar as informações sobre a qualidade da água distribuída pelo site www.brkambiental.com.br/porto-ferreira, no link Qualidade de Água.

 Laboratório Móvel perto de Você

A concessionária também iniciou no segundo semestre deste ano um cronograma de ações itinerantes junto às instituições de ensino da cidade. A iniciativa leva o Laboratório Móvel até escolas e disponibiliza palestras de orientação sobre o trabalho desenvolvido pela empresa em relação a qualidade e tratamento de água, além de orientações sobre a prática do consumo consciente.

Em outubro, a palestra foi realizada na ETEC Professor Jadyr Salles. No total, 114 alunos dos cursos de informática e administração participaram da atividade.

 “Essa ação reflete a preocupação da concessionária em estimular hábitos conscientes quanto ao consumo de água, além de fornecer informações relevantes sobre saneamento básico, principalmente no que diz respeito à qualidade da água que é distribuída à população de Porto Ferreira”, explica o gerente.

As palestras de conscientização podem ser realizadas em empresas, entidades e instituições de ensino da cidade de maneira on-line ou presencial, seguindo os protocolos dos órgãos de saúde. As instituições interessadas podem solicitar o agendamento da ação pelo e-mail sustentabresp@brkambiental.com.br.target="_blank">sustentabresp@brkambiental.com.br.>