Veja o projeto vencedor do Prêmio Medalha Lourenço Filho de Porto Ferreira: categoria Ensino Médio

Divulgado em 28/11/2021 - 09:09 por portoferreirahoje

A quarta edição do Prêmio Medalha Lourenço Filho (2021), que busca incentivar novas práticas e reconhecer a contribuição dos profissionais para a qualidade da educação básica, foi dividida em cinco categorias.

Dando sequência nas apresentações dos projetos, temos a última categoria, Ensino Médio: professores, desenvolvido pelo professor Richard Edgar Moretto. Seu projeto tem como tema “Práticas de microscopia durante aulas online de biologia” e objetivou aproximar os alunos das primeiras séries do Ensino Médio da Escola Mário Borelli Thomaz (Centro).

As aulas experimentais motivam e possibilitam tornar os alunos protagonistas das atividades realizadas, além de auxiliar no desenvolvimento de habilidades e competências específicas, despertando a curiosidade e o interesse dos alunos.

Seguindo o segmento da Biologia, para trazer as práticas de microscopia para o ensino remoto, o professor conectou o microscópio ao computador e transmitiu as imagens ao vivo por meio de chamada de vídeo feita pela plataforma Google Meet. Com essa proposta, os alunos puderam observar amostras animais e vegetais, como protozoários, algas, cianobactérias e moscas.

“O número de alunos presentes foi alto. As turmas participaram ativamente, demonstrando curiosidade e alegria em poder ver um microscópio”, disse o professor.

Com o êxito das aulas, o professor implementou uma dinâmica de aulas práticas ao final de cada aula teórica, o que resultou em um aumento significativo de alunos nas aulas remotas.

O projeto ainda segue em prática, pois mesmo com o retorno gradual, o professor entende a necessidade e importância de aproximar a tecnologia do ambiente escolar.

Em conversa, o professor ainda acrescentou que “ o trabalho foi muito gratificante, sendo nítido em cada comentário dos alunos, seja por chat no Google Meet, na plataforma Google Classroom ou em comentários em áudio durante as aulas. Nos anos seguintes serão realizadas novas atividade práticas com o mesmo microscópio, nas áreas de anatomia e fisiologia, dando continuidade a este projeto”.

Por  Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira