Próxima de completar 50 anos de atividades, creche Roberto H. João corre risco de fechar

Divulgado em 14/01/2022 - 10:30 por portoferreirahoje

A creche Roberto Henrique João (RHJ), perto de completar 50 anos de atividades, corre o risco de encerrar seus trabalhos. Com o rompimento unilateral, pela Prefeitura, do convênio firmado em 2009, e sem que lhe fosse concedido tempo hábil para buscar solução para um problema complexo, a creche dispensou 34 funcionários. Com capacidade para atender até 140 crianças entre 4 meses e 4 anos de idade, a entidade inicia o ano com apenas 12 crianças no Berçário I, que acolhe crianças de 4 meses a um ano.

Com o objetivo social de atender gratuitamente mães que trabalham fora do lar, a creche Roberto Henrique João, inaugurada em 29 de julho de 1972, ao longo de meio século atendeu cerca de três mil crianças, cuidando, educando e prestando assistência às mães. Reformada e modernizada recentemente graças a doações parlamentares de vereadores, a creche, que atua no regime assistencial/educacional, além de cuidar e educar desenvolve projetos que beneficiam as crianças com aulas de ballet, de educação física, futebol, musicalização e alimentação saudável.

Novo começo – “Estamos buscando um novo começo, para evitar o fechamento da instituição”, disse Daniela de Cassia Descia de Oliveira, presidente do Centro Municipal de Assistência de Porto Ferreira, entidade filantrópica que administra a creche e atende mães que trabalham fora com renda de até um salário-mínimo e meio. “Nossas buscas para a continuidade dos serviços, ou por uma atuação social alternativa, tem sido intensa nos últimos dias”, informou Daniela, que, com seus pares de diretoria, têm pesquisado soluções que possam evitar o fechamento daquela creche tradicional em nosso município.

Os estatutos da creche permitem receber contribuições de associados, de terceiros (pessoas físicas e jurídicas), doações e auxílios de qualquer natureza. Além disso promove eventos internos e externos, pode receber subvenções e fazer convênios. Outro dos orgulhos da creche Roberto Henrique João, é que “todas as prestações de contas mensais, dos recursos financeiros, foram sempre aprovadas pelo Conselho Municipal de Educação, sem ressalvas, como sempre também ocorreu com o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo”, salienta Adalberto (Beco) Pereira, Diretor Financeiro da creche.

As pessoas (físicas e jurídicas) interessadas em aportar contribuições ou sugestões que permitam um novo começo para a creche Roberto Henrique João, podem fazer contato pelo telefone (19) 999215079.

Fonte: Assessoria de Comunicação da creche RHJ