ESGOTO, vamos falar sobre ele!

Divulgado em 18/01/2022 - 13:40 por portoferreirahoje

Coletar e tratar o esgoto faz parte dos serviços de saneamento de qualquer município. A coleta do esgoto é o serviço que tem por finalidade ´coletar´ toda a água que foi utilizada nos imóveis - após os banhos, lavagem das louças e roupas e da descarga dos banheiros - e afastá-la das residências, transportando esse efluente até uma estação de tratamento, por meio de uma rede pública coletora de esgoto. A rede é um conjunto de tubulações por onde o esgoto escoa e é transportado para as estações de tratamento, onde ele é tratado, limpo e devolvido para os rios e córregos, sem causar prejuízos ao meio ambiente.

Em Porto Ferreira, o sistema de coleta de esgoto tem uma extensão de 322 quilômetros de redes. Isso significa que se toda a estrutura de tubulações da cidade fosse colocada numa linha reta, ela seria suficiente para chegar até litoral sul paulista, na cidade do Guarujá. Mas nem sempre foi assim. Ao longo de uma década, a extensão de redes coletoras de esgoto foi ampliada em 23%, passando dos iniciais 248 quilômetros para os atuais 322, acompanhando o crescimento do município.

 

A atual extensão das redes de coleta de esgoto de Porto Ferreira é capaz de atender a 96,4% dos imóveis da cidade. Uma realidade muito diferente do restante do país. Segundo o Instituto Trata Brasil, apenas 54,1% dos brasileiros têm seus esgotos coletados. Em Porto Ferreira, os avanços foram possíveis por meio de investimentos definidos na concessão dos serviços à iniciativa privada.

 

Hoje, a concessionária BRK, responsável pelos serviços de água e esgoto da cidade, é quem tem o compromisso de manter em pleno funcionamento o sistema de coleta de esgoto de Porto Ferreira. Para isso, conta com uma gestão do serviço que oferece a modernização contínua das redes coletoras por meio de trocas e extensões.

Em 2021, cerca de 400 metros de redes de esgoto foram substituídos na cidade e houve a implantação de outros 370 metros de tubulações. Os trabalhos ocorreram em ruas dos bairros Jardim Esperança e Vila São João.

“A troca das tubulações de esgoto visa modernizar o sistema de coleta e atuar preventivamente, facilitando o escoamento do efluente e reduzindo odores, entupimentos ou até mesmo a necessidade de reparos emergenciais”, informa o gerente de operações da concessionária, Alex Zampieri.

Os serviços de coleta de esgoto tornam os municípios mais limpos e sustentáveis. Condições sanitárias adequadas são medidas de proteção contra diversas doenças e proporcionam qualidade de vida. No Brasil, segundo o Atlas do Saneamento divulgado em novembro pelo IBGE, apenas 60,3% dos municípios brasileiros têm coleta de esgoto. A BRK atua para ampliar cada vez mais estes serviços, levando o saneamento para além do básico.