Microsoft compra Activision Blizzard, na maior aquisição da história para setor de games

Divulgado em 19/01/2022 - 09:01 por portoferreirahoje

A Microsoft informou ontem terça-feira (18) a compra da companhia de videogames Activision Blizzard por US$ 68,7 bilhões em dinheiro, o maior negócio da história do setor.

Em comunicado, a gigante de tecnologia informou que a aquisição irá “acelerar o crescimento da parte de jogos da Microsoft, incluindo jogos mobiles, para PC, console e nuvem.” A empresa acrescentou que, quando concluída, a transação fará da Microsoft “a terceira maior empresa de jogos do mundo em receita, atrás da Tencent e da Sony”.

A Activision Blizzard é uma das maiores desenvolvedoras de jogos interativos do mundo, criadora de sucessos como "Call of Duty", "Candy Crush" e "Warcraft". A empresa tem estúdios em todo o mundo e cerca de 10.000 funcionários.

As ações da Activision no mercado americano chegaram a disparar 38% após o anúncio, segundo informações da agência Reuters. A transação envolve o pagamento, pela Microsoft, de US$ 95,00 por ação da desenvolvedora de games e também inclui todo o caixa líquido da Activision Blizzard.

O novo passo da Microsoft para o setor de games faz parte, ainda, da estratégia da empresa para o desenvolvimento do metaverso, uma nova forma de interação por realidade virtual, vista por muitos como a próxima fronteira da internet.

“Os jogos são a categoria mais dinâmica e empolgante de entretenimento em todas as plataformas hoje e desempenharão um papel fundamental no desenvolvimento de plataformas metaverso”, afirmou Satya Nadella, CEO da Microsoft.

Segundo a empresa, Bobby Kotick continuará atuando como CEO da Activision Blizzard e se reportará ao chefe do Xbox da Microsoft, Phil Spencer.

A transação acontece em um momento que a companhia de jogos enfrenta diversos problemas internos envolvendo denúncias de sexismo e abusos, revelados pela primeira vez em julho de 2021. A empresa chegou a ser alvo de uma ação movida pelo Departamento de Emprego e Habitação Estado da Califórnia, acusada de assédio sexual, de manter um ambiente hostil contra mulheres e de agressões. 

Em agosto do ano passado, sob pressão, o então presidente da Blizzard, Allen Brack, deixou o comando da desenvolvedora. Na segunda-feira (17), em comunicado, a Activision anunciou a demissão de dezenas de executivos envolvidos nas acusações, após uma investigação interna. 

 

Fonte: https://epocanegocios.globo.com/

Imagem: http://jovemnerd.com.br