Dia Internacional da Enfermagem: Saúde de Porto Ferreira parabeniza os profissionais pelo seu dia

Divulgado em 12/05/2022 - 14:30 por portoferreirahoje

Neste dia 12 de maio é comemorado o Dia Internacional da Enfermagem. A homenagem é para Florence Nightingale, um marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820. A ideia é destacar as contribuições de enfermeiros e enfermeiras para a nossa sociedade.

“Ainda mais no contexto da pandemia de covid-19, todos nós pudemos presenciar a grande importância do trabalho de enfermeiros e técnicos no cuidado à nossa população. Sem eles não seria possível enfrentarmos essa doença. Por isso e por tudo mais o que representam, fica aqui os nossos parabéns e os nossos agradecimentos pela passagem do seu dia”, disse a secretária de Saúde de Porto Ferreira, Vera Visolli.

Sobre Florence Nightingale, ela faleceu em 13 de agosto de 1910. Foi uma reformadora social inglesa, considerada a fundadora da enfermagem moderna. Nightingale ganhou destaque ao servir como chefe e treinadora de enfermeiras durante a Guerra da Crimeia, atendendo soldados feridos. Foi chamada de A Dama da Lamparina, porque realizava rondas durante a Guerra para auxiliar soldados feridos no período da noite.

No Brasil também se comemora a Semana da Enfermagem. Ela vai de 12 a 20 de maio. A homenagem brasileira também cita Ana Néri, enfermeira que se alistou no Brasil de forma voluntária para combates militares nos anos 1940.

A nobre profissão inclui dinâmica de ações sistematizadas e inter-relacionadas, proporcionando assistência ao ser humano de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem.

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos