ClimaTempo: metereologistas preveem a presença do fenômeno "La Niña" até o final de 2022

Divulgado em 13/05/2022 - 15:00 por portoferreirahoje

Na atualização mais recente, de 12 de maio de 2022, a previsão probabilística do CPC/IRI indicou que o oceano Pacífico equatorial continua mais frio que o normal e que o fenômeno La Niña permanece. A chance é cada vez maior de o evento, que envolve o resfriamento das águas do Pacífico Equatorial, avançar por todo o ano de 2022 e alcançar o início de 2023, como já indicado no seu último trimestre móvel (Dezembro-Janeiro-Fevereiro).

A postergação do La Niña não é uma novidade no atual cenário, já que o Oceano Pacífico vem se apresentando por longos períodos de águas frias bem mais frequentes que de águas quentes. A fase fria começou no início dos anos 2000 e ainda não tem uma data específica para terminar. Este fenômeno é chamado de Oscilação Interdecadal do Pacífico (ODP). 

Tendência para o comportamento das chuvas e das temperaturas

Para 2022, as simulações passaram a responder ao sinal com a previsão de chuva abaixo da média a partir do Centro e Sul do Brasil. Em junho, a chuva acima da média ficará restrita apenas à Região Norte e à costa do Nordeste e irá enfraquecer desde o sul de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul.

Em julho, uma boa parte do Norte e Nordeste terá precipitação dentro da média e acima da média na costa do Nordeste e extremo norte do Amazonas. O Centro e Sul do Brasil irão permanecer sob menos chuva e viés negativo de precipitação.

Neste inverno, também deverão surgir novas ondas de frio intensas com queda acentuada da temperatura e geadas mais amplas no Sul do país, embora este episódio previsto para a segunda quinzena de maio prometa ser tão severo quanto as ondas de frio do inverno.