Rodrigo Garcia governador de SP confirma instalação de uma unidade da Fatec em Porto Ferreira

Divulgado em 01/07/2022 - 17:00 por portoferreirahoje

O governador Rodrigo Garcia anunciou nesta quarta-feira (29/06) a instalação de uma Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) em Porto Ferreira. A confirmação ocorreu durante um evento no Memorial da América Latina, em São Paulo, quando foram anunciados diversas obras e serviços a municípios paulistas.

O prefeito Rômulo Rippa agradeceu: “Quanto orgulho da nossa terra. Que agora também terá uma faculdade pública para contribuir com a formação de nossa população de nossa região e acelerar, ainda mais, o desenvolvimento de Porto Ferreira. Nosso compromisso continua sendo um futuro para todos! Obrigado, governador Rodrigo Garcia, pelo carinho e atenção não só conosco, mas com todos os paulistas”, disse.

A atual Administração Municipal encaminhou pedido e fez todos os procedimentos necessários para a instalação da unidade em Porto Ferreira. No último dia 25 de maio o prefeito e as secretárias Maria Cecília Gallo da Cunha Leme (Educação) e Maria Lucia Baltieri (Desenvolvimento Econômico) tiveram um encontro com a professora Laura Laganá, superintendente do Centro Paula Souza, em São Paulo, e demais membros de sua equipe, quando foram acertados os últimos detalhes.

Fatec

A história da Fatec-SP teve início no dia 15 de janeiro de 1968, quando o então governador do Estado de São Paulo, Dr. Roberto Costa de Abreu Sodré, constituiu um grupo de trabalho “que estudaria a viabilidade de implantação gradativa de uma rede de cursos superiores de tecnologia com duração de dois a três anos”. A aula inaugural foi proferida em fevereiro de 1970. Os cursos superiores de tecnologia estavam sob jurisdição do Centro Estadual de Educação Tecnológica de São Paulo, entidade autárquica criada em 6 de outubro de 1969.

Em 1973, o Centro Estadual de Educação Tecnológica passou a denominar-se Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Em 10 de abril de 1973, foi criada a Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec-SP). Em 30 de janeiro de 1976, foi criada a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), sendo o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza transformado em autarquia de regime especial, associada e vinculada à Universidade.

Os cursos da Fatec-SP se espalharam por muitas cidades paulistas e já colocaram no mercado de trabalho mais de 30 mil tecnólogos, profissionais de nível superior cuja formação abrange uma extensa gama de conhecimentos científicos, humanísticos e tecnológicos, graças à composição de currículos que respondem ao desenvolvimento tecnológico e econômico, adequando-se às demandas sociais de bens e serviços. É política institucional o contato permanente com os setores produtivos desses bens e serviços, ensejando projetos em parceria e garantindo a necessária atualização curricular.

O alto padrão de qualidade dos laboratórios da Faculdade possibilita a realização de ensaios certificados e a formação de mão-de-obra especializada. O corpo docente é formado de especialistas nas diversas áreas dos cursos, contando com mestres e doutores engajados em atividades didáticas, projetos de pesquisa e de extensão de serviços.

Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira