Secretaria de Educação de Porto Ferreira realiza formação conjunta de Arte e Ciências

Divulgado em 04/08/2022 - 08:00 por portoferreirahoje

Nos meses de maio e junho a Secretaria de Educação de Porto Ferreira promoveu formações pedagógicas nas áreas de Arte e Ciências, seguindo as diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), com a participação das educadoras e professoras de creches e escolas municipais de educação infantil.

O objetivo foi apresentar a elas as diversidades que as estações de outono e inverno trazem em cores, flora e fauna, além das implicações de cada uma destas épocas do ano em nosso corpo, sentimentos e emoções.

Os responsáveis pela formação, Rodrigo Destéfano do Carmo, coordenador de Arte, e Richard Edgar Moretto, coordenador de Ciências da Natureza, prepararam momentos teóricos e atividades práticas para que os profissionais da Educação possam reproduzi-las e adaptá-las quando da realização das atividades nas unidades educacionais.

Com objetivo de contemplar as habilidades do currículo municipal, as atividades práticas foram confeccionadas utilizando-se materiais variados para explorar cores, texturas, superfícies, formas e volumes, desenvolvendo a criatividade e habilidade referente à faixa etária das crianças.

Durante a Formação de Outono, os coordenadores utilizaram-se das cores da estação climática para representar a árvore, além de atividades e músicas envolvendo animais, plantas e sentidos, que remetem ao outono. Na Formação de Inverno, a temática das atividades foram todas adaptadas para as lendas, paletas de cores, animais e plantas desta estação.

Em cada formação, a temática central “Árvore” se modifica, seguindo os padrões de cada estação. As Formações de Primavera e Verão já estão programadas para o segundo semestre.

A secretária de Educação, Maria Cecília Gallo da Cunha Leme, agradece ao empenho dos responsáveis pela formação e à presença das educadoras e professoras das creches, núcleos e escolas municipais de educação infantil.

Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira