Vereadora Priscila questionando a demora para a realização das cirurgias eletivas em Porto Ferreira

Divulgado em 04/08/2022 - 17:00 por portoferreirahoje

Na 27ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (01/08), a vereadora Priscila Franco (PSDB) levantou questionamentos sobre a espera para a realização de cirurgias eletivas, por meio do Requerimento nº 416/2022. A matéria foi motivada por munícipes estarem a anos esperando por suas cirurgias, que estavam suspensas por conta da pandemia da COVID-19.

A parlamentar recebeu a reclamação de idosos e pessoas em extrema vulnerabilidade que necessitam realizar cirurgias, mas que estão na espera desde antes do início da pandemia. No requerimento, Priscila Franco cita que o Governo do Estado de São Paulo lançou um mutirão para tentar zerar a fila de espera, que tem mais de 540 mil moradores do estado de São Paulo, até outubro desse ano.

Na discussão do requerimento, o presidente da Câmara, vereador Alan João (PSD), destacou a importância dos questionamentos. “Quero fazer algumas considerações em relação ao requerimento da vereadora Priscila. Conheço um munícipe que, em janeiro desse ano, foi atendido pelo nosso colega vereador Pedro (Melo – PL), por indicação minha, que estava e está com uma infecção na perna.”

Esse munícipe necessita realizar uma cirurgia por conta dessa infecção. “Ele entrou com uma ação judicial, ganhou a liminar e até a data de hoje, nós estamos no dia primeiro de agosto, a cirurgia não foi realizada. O Governo do Estado, além de desrespeitar, em primeiro lugar, o munícipe pagador de impostos, desrespeita uma ordem judicial, preferepagar multa diária do que cumprir ordem judicial. É um absurdo, eu nunca vi isso na minha vida”, declarou Alan João.

O presidente lembrou que esse é apenas um caso. “A vereadora Priscila cita casos de pessoas que também estão aguardando em fila de dois, três anos. Esse mutirão que a senhora falou no requerimento eu não vi até agora, não está resolvendo de forma nenhuma a fila de espera. Qualquer vereador que anda na rua pelo município vai notar e vai conhecer muitas pessoas que estão aguardando a cirurgia de competência do Governo do Estado.”

Alan João citou que a Secretaria Municipal de Saúde tem feito um bom trabalho com os munícipes que estão na espera por cirurgia. “Eu não posso deixar de mencionar um trabalho importante da Secretaria de Saúde do município que tem ligado para esse paciente, a UBS do bairro dele tem feito o atendimento de limpeza e etc. da infecçãoapesar de não conseguirem fazer a cirurgia.”

Além de estarem prestando esse atendimento, a própria secretária de Saúde Vera Visolli enviou um ofício solicitando a cirurgia para o munícipe. “É muito gratificante saber que omunicípio tem tentado viabilizar de todas as formas, mas são cirurgias que não são da competência do município. Nesse caso específico, a própria Secretaria deSaúde formalizou um ofício para DRS de Araraquara da situação do paciente”, concluiu o presidente.

O requerimento foi aprovado por todos os vereadores constando as ausências dosvereadores Élcio Arruda (MDB) e Ricardo Patroni (PSD) e será encaminhado para que a Secretaria Municipal de Saúde responda dentro do prazo regimental.

Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Porto Ferreira