"Política Ferreirense: entre Boatos, Verdades e Pós Verdades" X

Divulgado em 08/06/2018 - 09:45 por portoferreirahoje

Sessão “ligeirinho”

A Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na última segunda, dia 4 de junho, talvez devido ao feriado na semana anterior ou os reflexos da greve dos caminhoneiros, a Sessão foi baseada no desenho do “ligeirinho”, aquele ratinho rápido! Foram poucas matérias apresentadas.

Destaques

Das poucas matérias apresentadas, destaque para o Requerimento de autoria do Vereador Renato Rosa sobre o estado lastimável das dependências externas do Museu; do Vereador Gustavo cobrando uma limpeza do ancoradouro da Área de Lazer João Ferreira e sobre os sanitários na Praça Paschoal Salzano, na Vila Maria que estão fechados e ainda um voto de pesar de autoria do Vereador Marcelo Ozelim. No mais algumas Indicações e só!

Palavra Livre I

Restou então aos expectadores da Sessão a Palavra Livre! Muitos aguardavam os pronunciamentos de alguns vereadores para saber se o clima de combate, que aconteceu nas duas últimas Sessões, iria continuar!

Palavra Livre II

Quem esperou isso caiu do cavalo! Clima ameno, sereno, calmo, dando até sono. Pelo menos foi o que apareceu olhando a fisionomia de um dos protagonistas do “UFC” da semana passada.

Palavra Livre III

Usaram da Palavra Livre os vereadores Gustavo Braga, Dentinho, Kiko, Marcelo Ozelim e Miguel Bragioni. O Vereador Gideon dos Santos, que havia solicitado o uso da Tribuna, acabou ficando de fora devido a uma falha do Vereador Gustavo Braga, 2º Secretário da Mesa Diretora e responsável pela inscrição dos edis que desejam usar da palavra.

Pito

Quando Gustavo percebeu sua falha em deixar de fora o colega Gideon, tentou interromper a fala do Presidente Miguel, último a falar pelas regras da Casa, solicitando ao Presidente ainda a possibilidade de Gideon falar! Miguel, o Presidente “politicamente correto”, não deixou! O Presidente ainda chamou pra si uma responsabilidade que seria das Comissões competentes, e acabou convocando uma audiência pública para a discussão de um Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias. Miguel acabou dando um “pito” daqueles, dizendo que isso foi uma falha grave das comissões competentes, pois de acordo com Lei Federal, isso seria obrigatório.

Audiência Pública

E a realização da audiência pública para a continuidade da análise do Projeto de Lei sobre a Lei de Diretrizes Orçamentária, foi realizada na última terça-feira, dia 5 de junho. Contou com a presença de bastante gente e as arestas foram sanadas. 

Troca de farpas I

As trocas de farpas envolvendo o episódio do arquivamento pelo Ministério Público sobre uma denunciam do Vereador Sérgio contra Miguel e um funcionário da Câmara, acabou saindo dos corredores internos do Legislativo e o assunto correu solto em redes sociais, jornal, sites, etc.

Troca de farpas II

As trocas de farpas entre os dois vereadores, que acabou passando dos limites, parecem que rendeu mais alarde e enfeites, para quem publicou sobre o assunto, do que o mesmo interessado, ou seja, um dos vereadores que tentou se defender por último.

Troca de farpas III

A coisa não parou por aí e essa troca de farpas agora está entre imprensa, sites, redes sociais, etc. A coisa vai longe né! Parece que ninguém que dar o braço a torcer. É ataque daqui, dali e de lá!

Legislativo X Executivo I

Está começando a ficar nítido de que alguns requerimentos e indicações de certos vereadores, o Poder Executivo está dando certa atenção maior, resolvendo alguns casos e atendendo aos pedidos, etc. Já o mesmo não está acontecendo com outros vereadores.

Legislativo X Executivo II

Isto pode resultar, em um futuro próximo, num racha entre os Poderes ou pelo menos entre vereadores que começam a perceber que estão sendo colocados de lado.

Legislativo X Executivo III

Requerimentos com respostas pífias estão cada vez mais comum e é nítido o descontentamento de alguns edis com esse fato! Pelo que parecem alguns setores e Secretarias da Prefeitura estão respondendo tais requerimentos apenas para cumprir os prazos estabelecidos por Lei. Mas de acordo com diversos vereadores, em uso da Palavra Livre na Tribuna da Câmara, o que está escrito nas respostas ou estão incompletos quanto ao que foi questionado ou ainda citam datas e previsões que não estão sendo cumpridas.

Pelo que parece um funcionário de carreira que sempre esteve próximo “aos gabinetes“ deve ter dado a sugestão desempre... “requerimento de vereador não precisa ser respondido corretamente, e nós podemos ludibriá-los com respostas confusas, pois esses vereadores quase não entendem de leis e muito menos vão questionar nossa enrolação...”

Legislativo X Executivo IV

Indicações então, nada!!! No início do ano passado, atendendo uma sugestão de alguns vereadores, o Prefeito Rômulo Rippa, chegou a fazer uma ou duas reuniões para tratar das Indicações feitas. Mas isso acabou logo, e hoje, pelo que se percebe o Poder Executivo atende muito pouco estas sugestões e quando a Prefeitura executa algo que já foi indicado por algum vereador, nenhum crédito é feito ao autor da propositura. Legal heim! Isso que é boa parceria! Venha a nós...  

Legislativo X Executivo - Final

É bom o Poder Executivo ficar esperto! Existem vereadores que gostam de mimo! E alguns estão sendo sondados por grupos de oposição ao Prefeito Rômulo. Uns se reuniram aqui e outros ali. Até ênfase para um possível futuro candidato a prefeito apoiado por um ex, tem vereador dando, apoiando e até indicando... 

Falta de medicamentos de uso contínuo e de alto custo

Até que em fim a Secretaria de Saúde e os vereadores reconheceram via imprensa e nas sessões da Câmara a falta de medicamentos na “Farmácia do Postão”. Antes sempre alegavam que não havia falta. Pelos comunicados dos agentes públicos a falta seria culpa do Departamento Regional de Saúde (DRS-III).

 “... o ideal era ter uma dotação de aproximadamente R$ 200 mil por ano para ser utilizada, de forma emergencial (a partir de uma tomada de preço), na medida em que faltassem esses medicamentos, com isso nossa população poderia ser mais bem atendida, e praticamente não haveria falta de medicamentos de uso contínuo, e muitos medicamentos classificados de “alto custo” poderiam ser supridos emergencialmente...” segundo um vereador presente na sessão dessa segunda.

Desde 07 de abril de 2018, o portoferreirahoje publica semanalmente a coluna “Política Ferreirense: entre Boatos, Verdades e Pós Verdades”. A coluna explora vários temas ligados aos poderes legislativo e executivo, dando ênfase aos bastidores. A coluna está sendo feita de forma coletiva com a participação de amigos e colaboradores do site www.portoferreirahoje.com.br . Aqui ficam nossos agradecimentos aos amigos e colaboradores.