"Política Ferreirense: entre Boatos, Verdades e Pós Verdades" XVI

Divulgado em 20/07/2018 - 10:20 por portoferreirahoje

Revisão do Plano Diretor 

Estamos na reta final da revisão do Plano Diretor pela Câmara Municipal. Na noite da terça-feira, dia 17, foi realizada no Plenário do Poder Legislativo Municipal, a última audiência pública para que os vereadores recebessem sugestão da população para análise e posterior apresentações de emendas ao referido Projeto. 

Audiência Pública - parte 1

Pela segunda vez faltou espaço no recinto da Câmara para abrigar a grande quantidade de pessoas que foram acompanhar de perto esse importante debate público de interesses municipal, sugestão: Será que não está na hora de iniciar projetos para aumentar o espaço físico do Plenário da Câmara. Sabemos que sob a Presidência do Vereador Miguel Bragioni, auxiliados pelos Secretários vereadores Renato Rosa e Gustavo Braga, já foram realizadas varias melhorias nessa Casa de Leis, como novos gabinetes, etc. Então vai aí uma sugestão para projetos no sentido de mais espaço para abrigar com mais tranquilidade a população.

Audiência Pública - parte 2

Lógico! Como era de se esperar todos aguardavam a parte mais polêmica do Projeto: a definição do local da construção da ponte sobre o Rio Santa Rosa. Além das sugestões do COMPUR - Conselho de Políticas Urbanas, alguns moradores também deram suas sugestões e opiniões sobre o tema. Uns contrários ao novo local, ou seja, Santa Luzia/Parque dos Laranjais e outros contra o antigo local do Porto Seguro ao Santa Rosa. O Vereador Gideon dos Santos, que aliais, conduziu muito bem os trabalhos, uma vez que é o Presidente de uma das Comissões responsáveis, disse que acatará todas as sugestões para posterior análise, e colocação ou não de emendas no Projeto.

Posição dos Edis

O Vereador Dentinho, lembrando que foi ele que anunciou, junto com a ex-prefeita Renata Braga, em 2016, os recursos conquistados junto ao Governo do Estado de R$ 600 mil reais, para o início das obras, disse que estaria entrando com uma emenda ao Projeto para que o Poder Executivo determinasse, após estudos técnicos, etc., o local exato da ponte; Gustavo Braga disse que esta obra deveria estar pronta há pelo menos uns 15 anos atrás e que concorda com Dentinho, que a Câmara tem que aprovar o Projeto deixando estudos, local para que realmente execute, ou seja, a Prefeitura Municipal. O vereador Ismael também falou sobre esse impasse e o Vereador Miguel, colocando um ponto final no assunto, disse que a Prefeitura terá opção de fazer estudos e projetos sobre o local, mas se não for compatível, logicamente fará a ponte em outro local sem precisar alterar o referido Projeto. Por fim todos os vereadores e população entraram em um consenso, o Projeto tem que "andar" e a cidade não pode parar!

E o Projeto dos Professores

Em relação ao também polêmico Projeto, para que professores, de uma determinada classe da Rede Municipal de Ensino, não fossem prejudicados em relação aos seus vencimentos, após o Executivo constatar um erro passado. Os vereadores aprovaram em segunda discussão o novo projeto. Só para lembrar, os vereadores dispensaram prazos para que os professores não fossem prejudicados. Mais uma Sessão de casa cheia. Muita gente acompanhou os trabalhos.

 

Outra classe de professores

Também um grande número de professores municipais, desta vez de outra categoria, reuniu-se com todos os vereadores para discutirem e reivindicarem melhorias. Uns até bravos com a aprovação do novo projeto, pois no entender deles esse projeto só beneficiaria uma classe. Após uma grande discussão sobre o tema, os vereadores disseram que: “... uma coisa é uma coisa... outra coisa é outra coisa...”, por fim disseram aos professores que estariam votando e aprovando o projeto para que a outra classe não tivesse perdas... mas todos os vereadores, todos, alfinetaram o modo como esta classe de educadores está sendo tratada pela atual Administração Municipal.

"Ibope"

Com todos esses acontecimentos envolvendo o Poder Legislativo, uma coisa não podemos deixar de ressaltar, nossos vereadores nunca tiveram um "ibope" tão positivo como esse. Foram três Sessões Legislativas, Duas audiências Públicas e duas reuniões. Tudo isso em menos de duas semanas e todas com casa cheia! Mas o que deu para notar é que a população reagiu de forma positiva com a Câmara. Ouvi-se pelos corredores e também na saída da Câmara, da boca de várias pessoas, elogiando a conduta dos vereadores, um chegou a dizer: "minha impressão com os vereadores mudou, eles realmente estão de parabéns, só não posso falar o mesmo do prefeito", concluiu um morador. Que coisa!!!

Recesso

Após as duas últimas semanas de intenso trabalho, os vereadores entraram em recesso. Serão duas semanas de folga e retornaram às Sessões Ordinárias no dia 6 de agosto. Mas antes disso ainda teve uma Sessão Extraordinária na última quarta, dia 19 de julho e no dia 30 de julho terá a entrega do Título de Cidadão, Medalha 29 de Julho e Bombeiro do ano! ufa!!!

Bola fora!

Em um evento relacionado à Educação, parece que o Prefeito Rômulo Rippa, em seu discurso disse que se os professores quisessem ser ricos, teriam que fazer medicina e não dar aula. Que ser professor é vocação por amor a profissão! Legal! Isso até pode ser, mas que teve professor falando que na hora de pagar contas, em vez de pagar em dinheiro eles vão tentar pagar com amor! Xi!!! A coisa tá feia!

Cidade Suja

Redes Sociais, papo em esquinas, salão de Cabeleireiras e até puxão de orelhas dos vereadores, em relação à limpeza pública na cidade! Todos são unânimes, a cidade está suja! Praças e locais públicos sem manutenções, falta de varrição e de manutenção básicas estão fazendo a popularidade da Prefeitura Municipal, em relação a estes serviços despencarem! Está mais que na hora deste serviço ter uma prioridade maior e com mais eficácia! Afinal, se outros serviços, como fiscalização, cobranças e multas estão funcionando bem, porque será que em outros serviços, que não visam arrecadação não vai! Concordam?

Porco Ferreira

Corre a boca pequena na Avenida do Comércio, pelos “estrangeiros” que fazem compra em nossa cidade, que o nome da nossa “Encruzilhada do Progresso” deveria ser Porco Ferreira, de tanta sujeira e imundície pelas ruas da cidade. Será que o apelido vai pegar?

Desde 07 de abril de 2018, o portoferreirahoje publica semanalmente a coluna “Política Ferreirense: entre Boatos, Verdades e Pós Verdades”. A coluna explora vários temas ligados aos poderes legislativo e executivo, dando ênfase aos bastidores. A coluna está sendo feita de forma coletiva com a participação de amigos e colaboradores do site www.portoferreirahoje.com.br . Aqui ficam nossos agradecimentos aos amigos e colaboradores.